INOVATEC/UEPB realiza depósito de patente de produto lácteo fermentado

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (INOVATEC), realizou o depósito do pedido de patente, sob o número BR 10 2026 014469 0, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Desenvolvida em cotitularidade com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a invenção refere-se a um produto lácteo fermentado obtido a partir de leite ou leite em pó reconstituído. A tecnologia representa uma alternativa inovadora para a produção de alimentos lácteos naturais, dispensando a utilização de aditivos ou coadjuvantes tecnológicos destinados ao aumento da consistência. Além de ampliar as opções de produtos lácteos disponíveis no mercado, a invenção apresenta potencial para geração de renda entre produtores de leite bovino e caprino, agregando valor à produção e fortalecendo a competitividade de pequenos laticínios.
A tecnologia foi desenvolvida no Departamento de Farmácia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPB, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, sob a coordenação da professora doutora Flávia Carolina Alonso Buriti. Participaram do desenvolvimento os pesquisadores Giordanni Cabral Dantas, Isadora Kaline Camelo Pires de Oliveira Galdino e Daniel Lucas Pereira da Silva.
O projeto também contou com a colaboração dos pesquisadores Laiorayne Araújo de Lima, Sintia Naianne Pereira Feitoza e do professor Celso José Bruno de Oliveira, vinculados à UFPB.
Acesso à Informação