INOVATEC/UEPB Conquista Nova Patente para Tecnologia de Monitoramento de Gases e Vapores

30 de setembro de 2025

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica – INOVATEC/UEPB celebra a conquista de mais uma Carta Patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse reconhecimento é resultado do desenvolvimento de um instrumento automatizado voltado para o monitoramento da produção de gases e vapores em processos industriais. A patente foi desenvolvida em Cotitularidade entre a UEPB e UFPB através dos professores Wilton Silva Lopes, Railson de Oliveira Ramos e Mário César Ugulino de Araújo.

Inserido no campo da instrumentação, esta patente apresenta ampla aplicabilidade em setores como química, alimentos, bebidas, saneamento, meio ambiente, farmacêutico e agricultura. O equipamento possui dispositivos integrados para controle da pressão interna, temperatura, rotação da mistura, produção de vácuo e descarga. Entre os diferenciais da tecnologia está a capacidade de monitorar simultaneamente múltiplos processos de geração de gases e vapores, além de realizar controle e coleta de dados em tempo real, uma inovação que pode transformar rotinas industriais.

Apesar da relevância desses indicadores, até o momento não havia registro de instrumentação específica para o monitoramento da produção de gases e vapores nesses tipos de processos. Com esta patente, a UEPB avança no desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendem às demandas da indústria e da pesquisa científica.