INOVATEC/UEPB Deposita Pedido de Patente Sobre Destilador de Produção de Cachaça
A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual da Paraíba -INOVATEC/UEPB realizou o depósito de mais um pedido de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A nova tecnologia está inserida no campo da engenharia química e de alimentos e áreas afins. E refere-se a um destilador solar para produção de cachaça e etanol combustível.
A presente invenção foi desenvolvida para a produção de cachaça e etanol combustível, com o propósito de otimizar a captação da energia solar e direcioná-la ao processo de destilação de mosto ou vinho fermentado. O sistema destaca-se por sua versatilidade, podendo ser utilizado tanto na destilação de cachaça quanto na de etanol combustível. Ademais, apresenta facilidade de transporte e instalação, o que amplia sua aplicabilidade em diferentes contextos produtivos.
A patente foi desenvolvida no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (CCT), através do Prof. Dr. Carlos Antônio Pereira de Lima – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e dos pesquisadores Rafael Cavalcante e Camila Cavalcanti de Lima.