PROJETO DE EXTENSÃO WORKTEC DIVULGA CARTILHA SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL

24 de outubro de 2019

O projeto de extensão ‘Worktec: Divulgação da Propriedade Intelectual e sua aplicação na Inovação Tecnológica’ em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica da UEPB – INOVATEC divulga cartilha intitulada de “Sou proprietário dos resultados da minha pesquisa? Uma análise sobre a propriedade intelectual”.

A Propriedade Intelectual é a área do Direito que, por meio de leis, garante a inventores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto – seja nos domínios industrial, científico, literário ou artístico – o direito de obter, por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação (ENDEAVOR, 2017).

Por diversas vezes, pesquisas derivam resultados que podem ser protegidos e que por consequência, podem gerar ganho econômico e curricular ao criador.  Entretanto, por falta de proteção, muitos resultados são copiados e utilizados sem a autorização do autor, que pouco pode fazer, porque sem a proteção adequada, não há como se provar irrefutavelmente a anterioridade e a titularidade.

Essa proteção abrange as marcas, as patentes, os desenhos industriais, os softwares, as novas variedades de plantas, o direito autoral, os circuitos integrados e as indicações geográficas, de maneira que, suas conceituações estão dispostas na cartilha.

A cartilha tem por objetivo informar ao pesquisador em qual tipificação sua pesquisa pode ser protegida e quais os requisitos dessa proteção, assim como, qual núcleo da universidade é responsável pelo processo de registro.

A cartilha está disponível no link: http://bit.ly/cartilha_Worktec