Agência de Inovação Tecnológica da UEPB realiza primeiro depósito internacional de patente

16 de fevereiro de 2018

A Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou o primeiro depósito internacional de patentes via Tratado de Cooperação de Patentes (PCT). A patente depositada trata-se de um medicamento desenvolvido pelos professores da Instituição, Francisco Jaime Bezerra Junior e Élquio Eleamen de Oliveira, ambos do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), além de colaboradores de outras instituições.

O medicamento, quando for produzido, será utilizado na profilaxia ou tratamento de doenças inflamatórias, agudas ou crônicas, em especial doença obstrutiva crônica, asma, hipertensão pulmonar, inflamação pulmonar aguda como a Síndrome do Desconforto Respiratório (SDRA), pleurite, hepatite, cirrose, asma, artrite, artrose.

Conforme os desenvolvedores do medicamento, não existem tecnologias ou patentes equivalentes, até o presente momento, que possam ser comparadas em sua essência com a presente invenção. Ou seja, considerando que ainda não existem medicamentos ou drogas eficientes com reversão completa de processos inflamatórios de doenças crônicas, a invenção dos docentes da UEPB e colaboradores pode se tornar uma nova e eficaz alternativa de tratamento para os pacientes que sofrem com algumas das patologias citadas.

De acordo com a coordenação da Inovatec, em se tratando de uma tecnologia com pedido de patente internacional, cria-se a possibilidade para que a mesma seja transferida para empresas nacionais, internacionais e multinacionais com interesse na comercialização deste novo produto. Atualmente, já existem empresas interessadas na transferência desta tecnologia para desenvolvimento no mercado internacional.