CNPq solicita busca de patentes no roteiro de propostas apresentadas

2 de março de 2017

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) incluiu nas suas chamadas, que possuem viés tecnológico, o item: “Pesquisa em Bases de Propriedade Intelectual”. Dessa forma, no roteiro das propostas com foco tecnológico a serem apresentadas para o CNPq, os pesquisadores deverão informar quais as patentes, desenhos industriais, programas de computador e outras tecnologias, estão relacionadas com sua pesquisa. Segundo o órgão, o objetivo é incentivar a inovação tecnológica e reduzir gastos desnecessários.

Para isso, será preciso que os pesquisadores realizem uma busca de anterioridade nos bancos de dados de patentes nacionais e internacionais, a fim de identificar o atual estado da arte das tecnologias estudadas e para comprovar o ineditismo da pesquisa. 

O CNPq disponibilizou um vídeo com explicações gerais sobre as principais bases de dados de patentes e outras informações importantes sobre a proteção de tecnologias. Para acessá-lo, clique aqui.

Vale destacar que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal responsável pela concessão e garantia de direitos de Propriedade Intelectual no Brasil, possui um “Guia Prático para Busca de Patentes”. Este guia contém informações sobre como pesquisadores, inventores e demais interessados, podem realizar buscas e prospecções tecnológicas nas bases de dados de patentes do Brasil, América Latina e Europa. Consulte o guia clicando aqui.

Em breve, a Agência de Inovação Tecnológica da UEPB (INOVATEC), em parceria com o INPI, irá promover um curso presencial sobre busca de patentes.

Fonte: CNPq e INPI.