UEPB e Secretaria de Ciência e Tecnologia se reúnem para dialogar sobre atuação em inovação tecnológica

7 de fevereiro de 2017

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira (6) a secretária-executiva de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Francilene Procópio, para dialogar sobre parcerias e atuação na área de inovação tecnológica no Estado. Dentro os assuntos abordados estavam questões relacionadas aos editais de incentivo que serão abertos ao longo do ano de 2017, bem como ações de ampliação da rede de fibra óptica, bolsas de pesquisa, fortalecimento do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (Citta) e outras atuações na área de inovação tecnológica.

Para Rangel Junior, esse tipo de encontro é muito importante para que sejam ampliadas as discussões envolvendo os assuntos ligados ao crescimento do investimento em ciência e tecnologia. Ele ainda apontou que a UEPB se coloca à disposição para participar desse debate, além de valorizar a proposta do Governo em reavaliar o Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação, no que diz respeito à da lei estadual. “Queremos participar de todas essas etapas para contribuir com o crescimento da ciência e tecnologia na Paraíba”, afirmou o reitor.

A secretária-executiva de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Francilene Procópio, destacou que a união entre todas as universidades paraibanas fortalecerá essa proposta que é qualificar o desenvolvimento tecnológico do estado, uma vez que o projeto de inovação alcança diversas áreas de atuação. “Quanto mais estruturação nós tivermos em torno desse projeto, melhor será porque conseguiremos agregar ainda mais valores. O que queremos é perenizar para não termos percas”, disse.

Também participaram do encontro o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Cláudio Furtado, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Maria José Lima, o pró-reitor de Extensão da UEPB, professor José Pereira, Simone Silva, presidente da Agência de Inovação Tecnológica da UEPB (Inovatec), o coordenador de Pequisa da PRPGP, Carlos Henrique Gadelha, além dos professores Frederico Bublitz, Kátia Galdino e Misael Morais, do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes).

Texto e Foto: Givaldo Cavalcanti