Tecnologia desenvolvida por alunos da UEPB será apresentada na maior feira de Ciências da América Latina

22 de dezembro de 2016

Catolé do Rocha agora está no mapa do desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Um grupo de alunos do Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), coordenados pelo professor Josemir Maia e pelo técnico administrativo Poti Cortéz, venceu a primeira etapa de seleção e foi escolhido para apresentar um invento na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que será realizada em março de 2017, em São Paulo (SP).

A feira é organizada pela Universidade de São Paulo (USP), patrocinada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. É considerada a maior feira das áreas de Ciências e Engenharias da América Latina.

É a primeira vez que o Câmpus de Catolé do Rocha apresenta um invento na feira. Trata-se do Destilador Solar Robotizado (DSR), que se destaca por causar impacto na dessalinização de água com inserção de processos eletrônicos e robóticos, redução de custos energético e aceleração do processo de produção, conforme explica Jeneilson Alves, mestrando de Ciências Agrárias e um dos inventores do equipamento, juntamente com os alunos da Escola Agrotécnica do Cajueiro, Henrique Cavalcante Diniz e Luiz Augusto Dutra Lima.

Segundo Poti Cortéz, o próximo passo será a busca de patrocinadores para poder aprimorar o protótipo e custear a ida da equipe para o evento. Conforme o professor Josemir Maia, a ida dos alunos para a feira não somente coloca mais uma vez Catolé do Rocha, a Escola Agrotécnica do Cajueiro e a UEPB no cenário tecnológico nacional, mas também mostra o potencial da Instituição e da sua comunidade acadêmica. “Temos grandes chances de vencer a competição dentro da categoria e vencendo essa etapa teremos patrocínio nacional para apresentar o projeto em um evento internacional”, destaca o docente.