Tecnologia desenvolvida por alunos da UEPB será apresentada na maior feira de Ciências da América Latina
Catolé do Rocha agora está no mapa do desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Um grupo de alunos do Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), coordenados pelo professor Josemir Maia e pelo técnico administrativo Poti Cortéz, venceu a primeira etapa de seleção e foi escolhido para apresentar um invento na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que será realizada em março de 2017, em São Paulo (SP).
A feira é organizada pela Universidade de São Paulo (USP), patrocinada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. É considerada a maior feira das áreas de Ciências e Engenharias da América Latina.
É a primeira vez que o Câmpus de Catolé do Rocha apresenta um invento na feira. Trata-se do Destilador Solar Robotizado (DSR), que se destaca por causar impacto na dessalinização de água com inserção de processos eletrônicos e robóticos, redução de custos energético e aceleração do processo de produção, conforme explica Jeneilson Alves, mestrando de Ciências Agrárias e um dos inventores do equipamento, juntamente com os alunos da Escola Agrotécnica do Cajueiro, Henrique Cavalcante Diniz e Luiz Augusto Dutra Lima.
Segundo Poti Cortéz, o próximo passo será a busca de patrocinadores para poder aprimorar o protótipo e custear a ida da equipe para o evento. Conforme o professor Josemir Maia, a ida dos alunos para a feira não somente coloca mais uma vez Catolé do Rocha, a Escola Agrotécnica do Cajueiro e a UEPB no cenário tecnológico nacional, mas também mostra o potencial da Instituição e da sua comunidade acadêmica. “Temos grandes chances de vencer a competição dentro da categoria e vencendo essa etapa teremos patrocínio nacional para apresentar o projeto em um evento internacional”, destaca o docente.