UEPB conquista patente de medicamento para tratamento de distúrbios do sistema nervoso

23 de setembro de 2016

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) registrou mais uma patente de invenção da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Desta vez em coautoria com Universidade Federal do Piauí. A tecnologia registrada é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo professor do curso de Ciências Biológicas do Campus V, Francisco Jaime, no Laboratório de Síntese e Vetorização de Moléculas (LSVM) em parceria com os pesquisadores José Lamartine Soares Sobrinho (UFPE), Rivelilson Mendes Freitas e a mestranda Eliamara Sabino, ambos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPI.

O estudo resultou na dissertação de Eliamara Barroso Sabino, intitulada “Desenvolvimento de sistema de Vetorização a base de novo derivado tiofênico”, além do registro de duas patentes, sendo uma relacionada ao processo de obtenção do medicamento em questão e outra que trata da ação desse novo medicamento sobre o Sistema Nervoso Central.

Francisco Jaime iniciou a pesquisa desenvolvendo um protótipo de medicamento, o composto 5TIO1, um fármaco sintético pouco solúvel em água. Os pesquisadores da UFPI realizaram pesquisas visando a melhoria da solubilidade desse fármaco, permitindo que ele pudesse ser melhor absorvido pelo organismo. Em seguida, foram conduzidos testes farmacológicos em cobaias, evidenciando a atividade biológica do fármaco, que sugere um potencial uso para o tratamento de distúrbios do Sistema Nervoso, em especial a ansiedade.

Segundo o professor Francisco Jaime, “o registro no INPI das pesquisas realizadas nas instituições de pesquisa precisa ser estimulado, uma vez que dá a oportunidade de serem desenvolvidas, transformadas em produtos inovadores e comercializadas, ou seja, permite que os benefícios da inovação e do conhecimento saíam da academia e possam beneficiar a sociedade”.

Sobre o LSVM

O Laboratório de Síntese e Vetorização de Moléculas foi criado em 2008, mesmo período em que foi criado o grupo de pesquisa “Síntese e Vetorização de Moléculas Bioativas” no CNPq, e é um dos laboratórios de pesquisa que faz parte do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA – Campus V).

Atualmente, são desenvolvidos vários estudos buscando o desenvolvimento de novas moléculas que possam se tornar um dia novos medicamentos para o combate de doenças do sistema nervoso central, câncer, tuberculose, malária, e infecções por micro-organismos oportunistas, em especial fungos.

No laboratório, além do professor Francisco Jaime (líder do grupo de pesquisa), atuam os pesquisadores e docentes da UEPB Ricardo Olímpio de Moura, Elisângela Mendonça e Elquio Eleamen, além de diversos estudantes de Doutorado, Mestrado e Iniciação científica, incluindo três mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UEPB.

Desde então, o grupo tem sido constantemente contemplado em diversos editais de financiamento (CNPQ, CETENE, FACEPE, PROPESQ) e tem tido expressiva contribuição científica, com a publicação de algumas dezenas de artigos científicos internacionais publicados, uma centena de trabalhos apresentados em congressos, duas patentes concedidas pelo INPI e dois pedidos depositados no Núcleo de Inovação e Transferência e Tecnológica da UEPB.

30 de julho de 2013