7 de junho de 2016

A Agência de Inovação Tecnológica (INOVATEC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove quinta-feira (9), às 9h, no Auditório do Centro de Extensão da UFCG, em Bodocongó, uma palestra sobre o “Marco Legal de Ciência Tecnologia e Inovação”. Considerada essencial no desenvolvimento da investigação científica, da criação e da inovação em nosso país, a discussão em torno no novo Marco será conduzida pelo professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Gesil Amarante Sampaio Segundo.

O evento é aberto para professores e estudantes e pesquisadores da área. Gesil é professor e coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Santa Cruz e diretor técnico de Arcabouço Legal do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), além de ser uma das duas pessoas responsáveis pela redação do Marco.

O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação permite, entre outras novidades, que professores em regime de dedicação exclusiva desenvolvam pesquisas dentro de empresas e que laboratórios universitários sejam usados pela indústria para o desenvolvimento de novas tecnologias, em ambos os casos, com remuneração. O novo marco promove uma reforma na legislação que regula a integração entre agentes públicos e privados que compõem o sistema de ciência, tecnologia e inovação.

A INOVATEC é o órgão suplementar da Universidade Estadual da Paraíba, criada por Resolução do Conselho Universitário, substituindo o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT) para realizar a gestão da inovação através do planejamento, coordenação e execução de atividades voltadas a promoção da inovação tecnológica, no âmbito da UEPB. O órgão faz parte da Rede de Inovação Paraíba.

Texto: Severino Lopes

O post Agência de Inovação Tecnológica da UEPB promove palestra sobre Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação apareceu primeiro em UEPB.