UEPB recebe pesquisador da Universidad Nacional del Sur para alinhar colaborações

1 de dezembro de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu na manhã de terça-feira (28) a visita de um pesquisador representante da Universidad Nacional del Sur (UNS), da Argentina, para estreitar as tratativas com fito de ampliar as ações de colaboração desenvolvidas entre ambas as instituições.

O professor Marcelo Fabián Pistonesi já vem, ao longo dos anos, atuando em parceria com o Professor José Germano Veras Neto, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UEPB. Além de ministrar um Workshop e conhecer as novas estruturas da instituição, o pesquisador estrangeiro também se reuniu com a equipe da Coordenadoria de Relações Internacionais a fim de alinhar alguns pontos para viabilizar mobilidades acadêmicas de curta duração para discentes de graduação e pós.

“O contato com o prof. Marcelo Pistonesi iniciou em 2013 quando fui compor uma equipe técnica da UFPB/UEPB para a UNS, na qual ministrei uma disciplina na pós-graduação em Química. Posteriormente, em razão desses primeiros contatos, recepcionamos uma aluna de doutorado do Prof. Pistonesi aqui na UEPB por dois meses para realização de parte da pesquisa que viria compor sua tese. Acredito que, com o vínculo já existe entre os dois grupos e com a saída do processo pandêmico, é possível fortalecer a associação e permitir um deslocamento de discentes e docentes entre as duas partes.”, frisou o Professor Germano Veras.

Dentre as ações previstas, também objetiva-se promover a confecção de dissertações em cotutela, estruturar publicações conjuntas, e possibilitar a aproximação entre grupos de pesquisas.  O professor Marcelo Fabián apresentou-se entusiasmado com o leque de oportunidades e agradeceu por toda a receptividade que encontrou na UEPB.

O Coordenador de Relações Internacionais, Professor Cláudio Lucena, destaca que já existe um convênio formalizado com a Universidade Nacional del Sur desde 2013 e que essa parceria já tem rendido bons frutos. “As cooperações Sul-Sul são indispensáveis no processo de internacionalização da UEPB e temos projetado consolidar algumas parcerias estratégias na região já para os próximos anos. Através do estreitamento dos laços com o Professor Marcelo, temos como objetivo viabilizar mobilidade de discentes já para 2023”.

Germano Veras avalia ainda que “os dois grupos são maduros suficientes para conduzir estas tratativas com condições de obter resultados significativos na formação de recursos humanos e fortalecimento da internacionalização de nosso Programa de Pós-Graduação em Química, além de outros interessados”. O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental também já acenou positivamente para futuras colaborações.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3315-3415, ou através do e-mail cori@gsuite.uepb.edu.br.