[:pb]UEPB é admitida como integrante da iniciativa Academic Impact das Organização das Nações Unidas (ONU)[:]

3 de junho de 2019

[:pb]

A Universidade Estadual da Paraíba foi admitida como integrante da Academic Impact (UNAI), um programa da Organização das Nações Unidas (ONU) que objetiva alinhar em torno de iniciativas de educação e pesquisa instituições de ensino superior de todo o mundo que promovem ações no âmbito de 10 princípios fundamentais, dentre os quais estão enfrentar os problemas da pobreza através da educação; compromisso com os direitos humanos; sustentabilidade; promoção da paz.

Atualmente a UNAI conta com 1300 instituições associadas, espalhadas por 135 países. De acordo com o Coordenador de Relações Internacionais, Professor Cláudio Lucena, o reconhecimento pela Organização das Nações Unidas de que a UEPB é uma instituição de impacto acadêmico é recebido com muita alegria. “Muito importante passar a integrar uma rede global de instituições que se destaca por compartilhar princípios semelhantes. No nosso caso, não é um projeto nem uma intenção pro futuro. A UEPB recebe essa chancela pelo conjunto de projetos e iniciativas que a instituição já promoveu ao longo de sua existência, e que estão alinhados aos princípios UNAI. Agora o nosso compromisso passa a ser intensificar o trabalho para manter este reconhecimento, que é reavaliado periodicamente, e expandir esse impacto, para deixá-lo ainda mais visível para sociedade paraibana”.

Como membro da iniciativa a UEPB se coloca em posição de destaque no cenário global. As universidades integrantes comprometem-se a realizar, anualmente, ao menos uma atividade de apoio a um dos princípios globais. A UEPB já realiza diversas. Também será necessário encaminhar relatório das ações desenvolvidas ao final de cada ano acadêmico.

O ingresso da Universidade Estadual da Paraíba no programa desenvolvido pela Organização das Nações Unidas representa, sem sombra de dúvida, mais um avanço no processo de internacionalização e um reconhecimento da dedicação institucional na promoção da cultura, diversidade e educação de qualidade.

Princípios fundamentais da UNAI:

1 – O compromisso com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas como valores que a educação procura promover e alcançar;

2 – O compromisso com os direitos humanos, entre eles a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão;

3- O compromisso de oferecer uma oportunidade educativa para todas as pessoas, a despeito de seu gênero, raça, religião ou etnia;

4- O compromisso de oferecer uma oportunidade para que cada indivíduo possa adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para alcançar a educação superior;

5- O compromisso de construir capacidade nos sistemas de educação superior de todo o mundo;

6- O compromisso de encorajar a cidadania global através da educação;

7- O compromisso de promover a paz e a resolução de conflitos pela educação;

8- O compromisso de enfrentar os problemas da pobreza pela educação;

9- O compromisso de promover a sustentabilidade pela educação;

10- O compromisso de promover o diálogo, o entendimento intercultural e o desaparecimento da intolerância através da educação.

Outras informações podem ser obtidas na CoRI, localizada na Rua das Baraúnas, 351, 2º andar, Sala 227 do Prédio Administrativo, Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, bem como através das redes sociais Facebook (https://www.facebook.com/cori.uepb) e Instagram (instagram.com/cori_uepb/), pelo e-mail coriuepb@gmail.com, no site https://coordenadorias.uepb.edu.br/cori/ ou pelo telefone (83) 3315-3415.[:]