Reitor se reúne com professoras do Chile e abre perspectiva para primeiro convênio com universidade chilena

18 de novembro de 2016

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), está próximo de firmar o primeiro acordo de cooperação com a Universidad Tecnológica Metropolitana do Estado do Chile (UTEM). Para isso, o reitor da instituição, professor Rangel Junior, se reuniu na manhã desta sexta-feira (18) com as professoras Susana Gavilanes Bravo e Ana Gavilane Bravos, da instituição chilena.

O encontro, realizado no Gabinete da Reitoria, em Bodocongó, contou com a presença do representante da CoRI, Cristiano Cordeiro Soares; da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Maria José Lima; da pró-reitora adjunta de Graduação, Maria do Carmo Eulálio; do coordenador de Comunicação, jornalista Hipólito Lucena; além dos professores Germano Veras, Margareth Maria de Melo e Miguel Ângelos.

Durante o encontro, intermediado pelo professor Eduardo Onofre, coordenador do 2º Congresso Internacional de Educação Inclusiva e da 2ª Jornada Chilena Brasileira, que está acontecendo em Campina Grande, as duas professoras e o reitor trataram sobre alguns projetos e programas que as duas instituições realizam e que podem favorecer a concretização do convênio. Susana e Ana Gavilane demonstraram total interesse com o convênio e ficaram impressionadas com a quantidade de projetos e cursos que a UEPB oferece.

O reitor Rangel Junior disse que a Universidade Estadual da Paraíba tem todo interesse em estabelecer o acordo com a UTEM e lembrou que nos últimos anos a Instituição tem apoiado a política de fortalecimento de intercâmbio na América Latina. Ele destacou que o intercâmbio permite a troca de informações científica e cultural, estreitando as ligações entre os países envolvidos por meio da educação. Nesse sentido, ele lembrou que a Universidade tem recebido com frequência estudantes de outros países, bem como estabelecendo acordos que permitem aos graduandos da UEPB estudarem no exterior.

O representante da CoRI, Cristiano Cordeiro Soares, destacou que o convênio permitirá a UEPB enviar alunos para estudarem na universidade chilena. Isso, porque a UTEM integra o Santander Universidades, que no momento é o programa que mais tem possibilitado à Universidade enviar estudantes para o exterior, depois da suspensão do Ciências sem Fronteiras.

A Universidad Tecnológica Metropolitana é referência na área de engenharia e desenho industrial, o que pode beneficiar estudantes especialmente do Câmpus de Araruna. A perspectiva é de que o acordo de cooperação seja formalizado ainda este ano.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Franklin Bonfim