[:pb]Equipe da Universidade Estadual da Paraíba participa de missão do Projeto Solidaris no Chile[:]

24 de maio de 2019

[:pb]

Em cumprimento à agenda do terceiro encontro do projeto “Universidades inclusivas: competências-chave da comunidade universitária para o desenvolvimento de uma cidadania ativa” (Universidades inclusivas: Competencias clave de la comunidad universitaria para desarrollo de uma ciudadania activa) – Solidaris, vinculado ao Programa Erasmus+, financiado pela União Europeia e coordenado pela Universidad de Sevilla, na Espanha, a equipe de profissionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que integra a iniciativa participou, entre os dias 13 e 17 de maio, de uma missão internacional em instituições de ensino superior do Chile.

Eduardo Onofre, professor do Departamento de Educação; professora Cezilene Morais, docente de Direito Internacional; e Christiano Soares, assessor da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Universidade realizaram visitas à Universidad de Viña Del Mar e à Universidad Austral de Chile, com o objetivo de que as instituições parceiras fortaleçam as suas capacidades de internacionalização e inclusão.

Em Viña Del Mar, professor Eduardo Onofre foi um dos coordenadores de um workshop sobre educação inclusiva na América Latina que, na oportunidade, promoveu uma ampla discussão sobre acesso e permanência no ensino superior, sobretudo, para pessoas com deficiência. Na Universidad Austral de Chile – Campus Patagônia, Christiano Soares ministrou palestra sobre as estratégias de internacionalização e de inclusão no ensino superior, a partir das expertises da Universidade Estadual.

A Universidad de Viña Del Mar, juntamente com a UEPB, coordenaram o pacote de trabalho sobre a rede de cooperação e sustentabilidade que, segundo a professora Cezilene Morais, garantiu avanços nas tratativas de convênios internacionais, que devem estar sendo firmados ainda este ano. De acordo com o professor Cláudio Lucena, coordenador de Relações Internacionais da UEPB, ações estratégicas a exemplo de Solidaris são de suma importância para sedimentar a Universidade no circuito da internacionalização e para expandir parcerias com órgãos de fomento de relevância mundial, como a União Europeia.

Dentre as finalidades do projeto, nos próximos dias, uma ferramenta de autoavaliação será disponibilizada aos estudantes para aperfeiçoar os processos de inclusão das universidades participantes. Em março de 2020, as delegações dos pesquisadores das instituições estrangeiras se encontrarão no Brasil, como etapa subsequente do Solidaris no Câmpus I da UEPB, em Campina Grande.

Conheça mais sobre o Projeto Solidaris clicando AQUI.[:]