Doutorandos paraibanos terão auxílio para intercâmbio com a Alemanha

25 de agosto de 2023

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, articulada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), lança chamada oferecendo apoio a pesquisadores paraibanos de instituições de ensino superior e pesquisa, com um projeto de pesquisa ou curso de educação continuada em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo estado ou em um instituto de pesquisa não universitário na Alemanha, realizado com um orientador acadêmico na Alemanha.

A convocatória é baseada no Acordo de Cooperação entre o CONFAP e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e abre as inscrições ao programa de auxílio para estadias de pesquisa para doutorandos brasileiros com bolsa no país. Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa, com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha.

Os interessados poderão se candidatar até 31/10/2023 para estadias de pesquisa entre maio de 2024 e janeiro de 2025. Os contemplados pelo programa podem permanecer na Alemanha por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado. O principal objetivo deste programa é promover projetos de pesquisa no contexto de programas de doutorado.

O apoio aos bolsistas selecionados são: passagem aérea, seguro viagem e complemento mensal à bolsa da FAP/CAPES  (DAAD) e Manutenção da bolsa de doutorado recebida durante o período de estadia no exterior (FAP). A duração da bolsa é decidida por uma comissão de seleção e depende do projeto em questão e do horário de trabalho do candidato. A subvenção não é renovável. De acordo com os acordos entre o DAAD e as instituições brasileiras parceiras, as bolsas de doutorado nacionais serão pagas durante a estadia da pesquisa na Alemanha sem alterar a duração e o valor do financiamento. O valor co-financiado pelo DAAD será de 650 euros (mensal), cobertura de seguros de saúde, acidentes e responsabilidades pessoais  e subsídio de deslocação, exceto se as despesas forem cobertas pelo país de origem ou outra fonte de financiamento.

As informações sobre a atividade estão disponíveis em:

Homepage do DAAD

Homepage do CONFAP

Clique AQUI para maiores informações.