Docente do Departamento de Educação é aprovado em Pós-Doutorado com financiamento da Fundação Carolina

23 de março de 2022

O Professor Doutor Eduardo Gomes Onofre, lotado no Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, foi contemplado com uma bolsa de estudos para realização de um período de Pós-Doutoramento na Universidade de Sevilha, Espanha. O docente submeteu candidatura ainda em 2021 no Programa de Bolsas de Pós-Doutorado do Grupo Tordesillas, em parceria com a Fundação Carolina.

Professor Eduardo já possui extensa experiência em cooperações internacionais. Dentre as ações mais relevantes, integra a comitiva da Universidade Estadual da Paraíba no desenvolvimento do projeto Internacional SOLIDARIS – Universidades inclusivas: competências chave da comunidade universitária para o desenvolvimento de uma cidadania ativa, vinculado ao Programa Erasmus+ e que envolve 12 instituições oriundas da América do Sul e da Europa. Nos últimos anos, também tem coordenado o Congresso Internacional de Educação e Inclusão, o qual conta com a participação de diversos pesquisadores estrangeiros.

“Percebo que a UEPB vem, há algum tempo, abrindo fecundos caminhos para tal processo. Assim, digo que a minha conquista de uma bolsa de estudos pós-doutorado na Europa, iniciou quando participei do rico Projeto Solidaris, coordenado pelo secretário executivo da Cori/UEPB, Christiano Cordeiro. Por meio do Projeto Solidaris, pude conhecer ações inclusivas desenvolvidas em universidades na Europa e na América Latina”, destacou.

A pesquisa que a ser desenvolvida na Universidade de Sevilha será supervisionada pela professora Dra. Rocio Valderrama, terá como foco principal investigar práticas inclusivas que mediam o processo de inclusão de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades. “Minhas experiências com esses diálogos e nas observações desenvolvidas nos espaços que a Universidade de Sevilha reserva para incluir os estudantes, foco das minhas investigações, contribuirá com o processo de inclusão que a UEPB vem desenvolvendo”, frisou.

O Grupo Tordesillas segue recebendo candidaturas para o Programa de Pós-Doutoramento relativo ao ano acadêmico 2022/2023 até 4 de abril de 2022. São 10 bolsas financiadas pela Carolina Foundation, as quais contam com passagens aérea de ida e volta, em classe econômica, seguro saúde e o valor de 1.200 euros mensais, para alojamento e alimentação. Os candidatos selecionados deverão cumprir uma estadia será de no mínimo um mês e no máximo três meses, no período entre 1º de setembro, 2022 e 31 de julho de 2023. Para participar, os seguintes requisitos devem ser atendidos: Título de Doutor; Obter convite prévio da universidade espanhola que faz parte do Grupo Tordesilhas, na qual irá desenvolver a investigação; Declaração que ateste que está desempenhando a função de docente em uma universidade brasileira; Não ser residente na Espanha; Certificação de compromisso institucional de retorno às atividades docentes; dentre outros.

Saiba mais

Grupo Tordesillas é uma rede acadêmica, da qual a UEPB faz parte, de universidades do Brasil, Portugal e Espanha que tem como objetivo promover a colaboração entre as universidades dos três países no domínio da ciência e tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional como um elemento-chave para o papel que as instituições acadêmicas vai jogar em um mundo marcado por uma profunda mudança social, científico e tecnológico. Atualmente inclui 55 universidades, das quais 29 são brasileiras, 18 espanholas e 8 Portuguesas. O convênio entre a UEPB e o Grupo foi firmado ainda em 2020, através da iniciativa da Professora. Dra. Fabíola Gonçalves, a qual visualizou potencial de colaboração conjunta nas atividades desenvolvidas por ambas as instituições.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail cori@gsuite.uepb.edu.br, ou através dos perfis da CoRI no Facebook Instagram.