CoRI inicia circuito de oficinas de internacionalização junto aos programas de pós-graduação

17 de outubro de 2019

A Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciou, nesta quarta-feira (16), um circuito de oficinas de internacionalização junto aos programas de pós-graduação objetivando aproximar a comunidade acadêmica das possibilidades de cooperação e outras oportunidades de internacionalização desenvolvidas pelo setor.

A primeira atividade foi uma oficina conjunta juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e reuniu professores, técnicos administrativos e estudantes. Foram apresentados o Plano de Internacionalização da UEPB, os acordos de cooperações já firmados e os que estão em processo de celebração, diversos tipos e modelos de colaborações com entidades estrangeiras, resultados das pesquisas realizadas pela CoRI junto ao corpo docente, além de diversos órgãos e instituições internacionais de fomento à pesquisa que constantemente disponibilizam bolsas para o desenvolvimento de projetos específicos, capacitação e avanço nos estudos.

O Coordenador de Relações Internacionais, professor Cláudio Lucena, destacou que a UEPB tem se preparado cada vez mais para os desafios e para as necessidades de internacionalização, um aspecto já indispensável no ensino superior. “O objetivo do encontro é trocar experiências, compreender as dificuldades, buscar formas de superar obstáculos e, sobretudo, explorar as diversas formas de projetar a universidade no cenário internacional, o que muitas vezes pode ser feito aqui mesmo, em casa”, frisou.

Oficinas semelhantes podem ser planejadas e realizadas em conjunto com outros programas, centros e unidades acadêmicas. Para tanto, devem contactar a CoRI, através do telefone (83) 3315-3415 ou pelo e-mail coriuepb@gmail.com para alinhar a viabilidade de datas.

Outras informações podem ser obtidas na CoRI, localizada na Rua das Baraúnas, 351, 2º andar, Sala 227 do Prédio Administrativo, Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, bem como através das redes sociais Facebook (https://www.facebook.com/cori.uepb) e Instagram (instagram.com/cori_uepb/), pelo e-mail coriuepb@gmail.com, no site https://coordenadorias.uepb.edu.br/cori/ ou pelo telefone (83) 3315-3415.