Bolsas de doutorado-sanduíche para parcerias entre Brasil e Alemanha na área da engenharia
A CAPES e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) vão financiar até cinco projetos conjuntos entre pesquisadores de instituições brasileiras e alemãs na área de Engenharia, para os temas Digitalização Avançada e Indústria 4.0. As propostas devem ser apresentadas até as 17h de 11 de fevereiro de 2022, por meio do Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). A Fundação concederá até 40 bolsas, todas de doutorado-sanduíche.
Cada projeto deve ter duração máxima de quatro anos. Além das bolsas, serão oferecidos recursos para manutenção, missões de trabalho e participação no fórum anual do programa. As informações constam na atualização do Edital nº 15/2021. Instituições ainda não registradas no Sicapes têm até 4 de fevereiro para solicitar o cadastramento. No dia 28 do mesmo mês, a CAPES publicará a relação das inscrições recebidas.
A Fundação analisará as propostas até agosto. Os interessados terão um período de até três dias úteis, contados a partir da comunicação realizada pela CAPES, para recorrer. A decisão conjunta da Agência e da DFG está prevista para setembro e a divulgação do resultado, para novembro de 2022.
Dezembro é o mês estimado para o início das atividades dos projetos. A mobilidade dos bolsistas se dará a partir de 2023, sempre em março e setembro.
Sobre o programa
O Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC) – CAPES/DFG é voltado ao fortalecimento da cooperação, formação e ampliação das redes de pesquisa entre brasileiros e alemães, além da mobilidade de alunos, professores e pesquisadores dos dois países. O programa ainda apoia projetos conjuntos para a criação de redes de pesquisa.
Clique AQUI para mais informações.