Aluna do Timor Leste conclui pós na UEPB e retorna para desenvolver atividades em seu país de origem

16 de junho de 2016

Quatro anos depois de chegar à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para dar continuidade aos seus estudos, a estudante Laurentina Belo, oriunda do Timor Leste, é mais uma universitária a concluir o curso de Mestrado em Formação de Professores oferecido pela Instituição. Assim como outros timorenses que estão atualmente na Universidade ou já retornaram ao seu país após aprimorarem seus estudos, Laurentina iniciou sua qualificação em um curso pré acadêmico oferecido na UEPB.

Fruto do convênio de Protocolo de Cooperação do Ministério da Educação da República Democrática de Timor Leste com a Universidade Estadual, firmado em abril de 2012, a UEPB recebeu 33 timorenses naquele ano, sendo que 10 deles ingressaram em programas de Pós-Graduação da Instituição. Em 2015, nove deles retornaram, restando apenas Laurentina, que está voltando para o Timor nesta sexta-feira (17) para desenvolver suas atividades em seu país de origem após se qualificar na UEPB.

O tema da dissertação de Mestrado da estudante foi “Políticas linguísticas e formação de professores de língua portuguesa no Timor leste: uma proposta com gêneros textuais na sala de aula”, que teve como orientadora a professora Simone Dália.

Texto: Givaldo Cavalcanti