CAPES e Fulbright lançam chamada de bolsas para Doutorado Pleno nos EUA
Capes e Comissão Fulbright lançaram chamada de Bolsas de doutorado pleno em todas as áreas do conhecimento nas principais universidades de pesquisa dos EUA. As inscrições seguem abertas até 30 de abril.
Requisitos
- Ter nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana
- Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
- Ter diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos;
- Não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento;
- Não acumular bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência da bolsa pleiteada neste edital, e
- possuir teste de proficiência TOEFL iBT com nota mínima 102, o teste deve ter sido realizado após 1 de agosto de 2022.
* caso o candidato ainda vá realizar o teste TOEFL ou GRE (este não obrigatório), indicar os código TOEFL 7522 e código GRE 4438 (Fulbright Commission in Brazil) no formulário de teste.
Benefícios
Nos três primeiros anos do doutorado pleno nos EUA, o bolsista receberá os seguintes benefícios:
- Taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo Programa à Universidade anfitriã.
- Estipêndio mensal variável, conforme o campus.
- Seguro saúde para o bolsista.
- Passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, em classe econômica, desde que o bolsista conclua o doutorado dentro do prazo de seis anos.
- Parcela única de Auxílio instalação no valor de US$ 1.300,00 (um mil e trezentos dólares americanos).
A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado, que deve ocorrer até o sexto ano, a Universidade anfitriã assumirá todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, estipêndios mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista. Clique AQUI para maiores informações.
Outras informações podem ser obtidas através do e-mail cori@gsuite.uepb.edu.br, ou através dos perfis da CoRI no Facebook e Instagram.