Comissão Europeia lança chamada de financiamentos para Parcerias de Economia Azul Sustentável
Em 2022, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) manifestou interesse em participar da Chamada Transnacional Conjunta para Economia Azul Sustentável (Sustainable Blue Economy Partnership) 2023 – 2024.
A Parceria de Economia Azul Sustentável é uma parceria europeia no âmbito do Programa-Quadro de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia, Horizon Europe.
A visão da Sustainable Blue Economy Partnership é projetar, orientar e apoiar uma transição justa e inclusiva para uma economia azul regenerativa, resiliente e sustentável.
Esta parceria da UE visa impulsionar a transformação necessária para uma economia azul neutra e sustentável em termos de clima, produtividade e competitividade até 2030, criando e apoiando as condições para um oceano sustentável para as pessoas até 2050.
Objetivo da Chamada:
Apoiar projetos colaborativos e transnacionais de pesquisa e inovação, abordando uma das cinco áreas prioritárias abaixo:
- (1) Planeamento e gestão de usos do mar em nível regional
- (2) Desenvolvimento de infraestruturas marinhas offshore multiuso, para apoiar a economia azul
- (3) Alimentos azuis neutros para o clima, ambientalmente sustentáveis e eficientes em termos de recursos
- (4) Transição verde da produção de alimentos azuis
- (5) Casos de teste de Gêmeos Digitais do Oceano (Digital Twins of the Ocean – DTOs) nas bacias marítimas da União Europeia e no Oceano Atlântico
Até o momento, participam na chamada conjunta 35 instituições de 23 países: Bélgica, Chipre, Dinamarca, Estônia, Ilhas Faroe, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Holanda, Turquia.
Também participa a Comissão Europeia.
Apoio:
Cada agência de fomento define seu orçamento e suas regras de elegibilidade e de apoio e pode publicar diretrizes com este escopo. As FAPs que participam fazem o controle de elegibilidade das propostas recebidas.
A avaliação é feita por avaliadores independentes, sob a coordenação do secretariado internacional da chamada. As FAPs podem indicar avaliadores.
Somente as propostas apresentadas por consórcios transnacionais serão elegíveis. Os consórcios devem incluir um mínimo de 3 parceiros, de 3 países diferentes, que participem da chamada e os projetos aprovados terão duração de até 36 meses.
Cada parceiro deve cumprir os critérios de elegibilidade e as regras de sua organização de financiamento.
Cronograma:
- Lançamento da Chamada: 13 de fevereiro de 2023
- Prazo para submissão de pré-propostas: 14 de abril de 2023
- Prazo para submissão de propostas completas: 13 de setembro de 2023
Prazo para início dos projetos: a partir de 1 de fevereiro de 2024 até 31 de maio de 2024
Contato para mais informações: elisa.confap@gmail.com
Os pesquisadores interessados em integrar a oportunidade devem encaminhar e-mail para cori@gsuite.uepb.edu.br. Serão encaminhados maiores detalhes e procedimentos para submissão.