Bolsas para curso de especialização na Itália
A Organização Internacional Ítalo-Latino-americana (IILA), em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, anunciou a abertura de inscrições para a concessão de bolsas de estudo a cidadãos de seus países-membros, para a realização de estágios de especialização ou de atualização (pós-graduação “lato sensu”), com duração de 3 a 6 meses. As inscrições estão abertas até 30 de setembro próximo.
Os temas de estudo são: setor agroalimentar e tecnologias alimentares; sustentabilidade ambiental e energias renováveis; ciências da vida e biotecnologia; conservação, tutela e restauração do patrimônio cultural; e ciências da Terra e utilização das tecnologias espaciais para a observação da Terra. A bolsa de estudos prevê o pagamento de 1.200 euros mensais para as despesas de alimentação e de alojamento, além de seguro contra doenças, acidentes e de responsabilidade civil. O custo das passagens ficará a cargo dos bolsistas.
O candidato deverá entrar em contato, por conta própria, com a instituição, pública ou privada, italiana ou internacional, com sede na Itália, onde pretende fazer o estágio, e solicitar carta de aceitação da instituição em papel timbrado e com detalhes do projeto ou do curso a ser realizado, assinado em original por um representante ou por uma autoridade. A inscrição deverá ser realizada por meio de formulário disponível no sítio eletrônico www.iila.org, a ser preenchido em português, espanhol, italiano ou francês.
Sumário da Oportunidade
Tema: Bolsas para curso de especialização na Itália.
Patrocinadores: Organização Internacional Ítalo-Latino-americana (IILA) e Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional.
Requisitos:
- i) ser cidadão de um dos países latino-americanos membros da IILA;
- ii) ter idade máxima de 40 anos (no caso de candidatos com filhos, o limite de idade estende-se em um ano por cada filho, até um máximo de 3 anos);
- iii) possuir diploma universitário em matéria diretamente relacionada ao setor para o qual se pede a bolsa e comprovada experiência;
- iv) apresentar projeto de trabalho, pesquisa, ou de curso, que possa ser realizado nos tempos requeridos pela bolsa, indicando a carga horária semanal do mesmo. No caso de curso, será preciso enviar o programa;
- v) ter obtido carta de aceitação por parte da instituição na qual se deseja fazer o estágio; e
- vi) ter tido envolvimento em atividades de trabalho, pesquisa ou colaboração com instituições públicas, privadas ou ONGs, na América Latina, relacionadas com o tema da bolsa solicitada, bem como carta de apresentação dessas instituições como referência. Além desses requisitos, o término da estada e do curso deve necessariamente ocorrer até 31 de janeiro de 2024. É considerado desejável o conhecimento da língua italiana.
Benefícios: 1.200 euros mensais para as despesas de alimentação e de alojamento, além de seguro contra doenças, acidentes e de responsabilidade civil.
Prazo: Inscrições até 30 de setembro.
Clique AQUI para mais informações.