PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELO PPGFP DA UEPB SÃO APRESENTADAS EM CONGRESSO INTERNACIONAL DE PORTUGUÊS

9 de dezembro de 2019

Duas pesquisas que foram desenvolvidas dentro das atividades do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com instituições argentinas, foram apresentadas na cidade de Araraquara, em São Paulo, durante o I Congresso Internacional de Português Língua Não Materna (CIPLiNM). O evento aconteceu entre os dias 4 e 5 de dezembro, na Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Os trabalhos sobre textos multimodais foram apresentados pelo professor doutor do Departamento de Letras e Artes da UEPB, Fábio Marques de Souza, que atualmente é coordenador do PPGFP. “A palestra trouxe reflexões didático-metodológicas sobre o ensino de português para estrangeiros através de textos multimodais, como memes e histórias em quadrinhos. Além disso, resgatou as experiências de intercâmbio entre brasileiros e argentinos via teletandem”, revelou.

Os resultados foram obtidos a partir do projeto de extensão “INTERCULT: Aprendizagem Colaborativa e Intercultural de Línguas via Teletandem”, que vem sendo desenvolvido desde 2014 e conta com a colaboração de universidades nacionais e internacionais, como a Universidad Nacional de Rosario (UNR), na Argentina, e a Universidad Autónoma de México (UNAM), no México.

O objetivo do projeto é fomentar o intercâmbio linguístico-cultural entre brasileiros e argentinos por meio de tecnologias digitais. “Eles fazem práticas de telentandem, onde o brasileiro ensina português para o argentino, enquanto o argentino ensina espanhol para o brasileiro. As interações são mediadas por professores”, explicou.

Segundo Fábio, a iniciativa que começou como projeto de extensão, hoje em dia, abarca os pilares de ensino e pesquisa, já que tem sido objeto de estudo de várias pesquisas de mestrado e, na última reforma curricular, chegou a se tornar uma disciplina optativa do curso de Letras. Na primeira edição do CIPLiNM, o professor apresentou os resultados dos trabalhos desenvolvidos por dois orientandos do PPGFP, Caroline Pereira da Silva e Francisco Reynaldo Martins Gabriel.

A participação do professor Fábio Marques no I Congresso Internacional de Português Língua Não Materna, a convite da UNESP, representa mais um passo importante no projeto de internacionalização universitária da Universidade Estadual da Paraíba. “Esse tipo de ação é importante porque expande as parcerias e a rede de pesquisa da UEPB, e ainda capacita os alunos para práticas de interação em outra língua”, concluiu.

Texto: José Ricardo de Almeida Siqueira