CoRI

CoRI

COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Mobilidade Internacional

SANTANDER UNIVERSIDADES

O que é?
O Santander Universidades é um programa de mobilidade desenvolvido pelo Banco Santander em parceria com universidades de vários países. Dentre os programas de bolsas oferecidos pelo Santander Universidades, a UEPB atualmente participa de três: Top España, bolsas Ibero-Americanas e bolsas Luso-Brasileiras.

TOP ESPAÑA

O programa de bolsas Top España tem por objetivo proporcionar aos estudantes e professores do curso de Letras Espanhol o aprimoramento de seus conhecimentos no idioma e na cultura espanhola.

Os contemplados participarão de um curso intensivo de três semanas na Universidade de Salamanca, a universidade mais antiga da Espanha e a quarta mais antiga da Europa.

BOLSAS IBERO-AMERICANAS

O programa de Bolsas Ibero-Americanas disponibiliza bolsas para os estudantes de graduação, com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual entre universidades de 10 países da região Ibero-Americana: Brasil, Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai.​​

As bolsas ofertadas têm duração de até seis meses para que o estudante curse o referido período numa das universidades com as quais a UEPB tenha convênio.

BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS

O programa de Bolsas Luso-Brasileiras disponibiliza bolsas para os estudantes de graduação, com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual entre universidades do Brasil e de Portugal, proporcionando uma rica troca cultural entre países lusófonos.

As bolsas ofertadas têm duração de até seis meses para que o estudante curse o referido período numa das universidades com as quais a UEPB tenha convênio.

*As informações sobre o processo de seleção para os programas de bolsas oferecidos pelo Santander Universidades constarão nos editais a serem emitidos pela CoRI quando da abertura do período destinado às inscrições.

Conheça: https://www.santanderuniversidades.com.br/Paginas/default.aspx


FUNDAÇÃO BOTIN

O que é?
O Programa de Bolsas da Fundação Botín para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina é desenvolvido pela Fundación Botín, instituição de referência na Espanha, que visa contribuir para o fortalecimento das instituições públicas Latino-americanas, favorecendo, assim, o desenvolvimento da região. Nesse sentido, busca angariar jovens que demonstrem um perfil de alta capacitação e compromisso com o interesse geral da sociedade. Em parceria com a UEPB, os nossos estudantes de graduação podem concorrer às bolsas ofertadas anualmente pelo programa.

*As informações quanto à inscrição e ao processo seletivo serão divulgadas pela CoRI quando da abertura do período destinado às inscrições.

Conheça: http://www.fundacionbotin.org/


CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

O que é?
O Ciência sem Fronteiras é um programa desenvolvido pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), bem como pelas Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC, que oferece bolsas de estudo no exterior, financiadas pelo Governo Federal, para estudantes de graduação, pós-graduação e de cursos superiores de tecnologia de instituições de ensino superior, públicas ou privadas de todo o país.

Por meio deste programa, o Governo Federal busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional, assim como promover a inserção internacional das instituições brasileiras pela abertura de oportunidades semelhantes para cientistas e estudantes estrangeiros.

*As informações quanto à inscrição e ao processo de seleção serão divulgadas pela CoRI quando da abertura do período destinado às inscrições.

Conheça: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf