Estudantes de escolas municipais de Campina participam do 1º Campeonato de Aviões de Papel da UEPB

26 de novembro de 2019

O que era apenas uma brincadeira de criança, virou competição e, acima de tudo, conteúdo educacional para crianças e jovens. Com essa proposta, o 1º Campeonato de Aviões de Papel da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), iniciativa da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) e da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL) da Instituição, foi realizado na manhã de sábado (23), no Ginásio do Departamento de Educação Física (DEF), com a participação de alunos de seis escolas municipais de Campina Grande que, além de desfrutarem de uma disputa sadia, colocaram em prática o conhecimento lógico-científico proposto pela iniciativa, através de atividades lúdicas.

Para a realização da competição, cerca de 20 alunos vinculados ao projeto de extensão “Dando asas à Educação” passaram os últimos quatro meses desenvolvendo oficinas com os professores e alunos das escolas que se interessaram em participar da disputa pioneira. Ao todo, foram beneficiados com as atividades mais de dois mil estudantes do Ensino Fundamental I e II. O professor Eugênio Eloi, coordenador de Esportes e Lazer da UEPB, não escondeu a felicidade pelo sucesso da competição que, para ele, coroou o trabalho que foi feito desde o convite para que as escolas se integrassem ao projeto.

“Nós trabalhamos muito nos últimos meses e o envolvimento das escolas que apostaram no projeto fez com que esse evento culminasse na integração dos alunos, transformando uma brincadeira lúdica, de criança, em conhecimento científico. Esse campeonato mostrou que os alunos se identificaram com a proposta para fazermos o que a Universidade pratica, que é a parte científica. Ver o resultado do trabalho dos nossos alunos extensionistas nas escolas foi um dos fatores mais importantes para que o campeonato desse certo”, explicou Eugênio.

Aos 11 anos, Samuel Vinícios dos Santos foi um dos destaques da competição. Medalhista em duas modalidades (ouro em distância percorrida e bronze em tempo de voo), ele disse ter gostado muito de participar de uma competição diferente, mas que exigiu muito esforço para a disputa. “Eu gostei muito do campeonato. Eu já brincava com meus amigos na escola, mas ter aprendido como fazer melhor o avião foi muito bom para ganhar uma medalha”, disse o estudante do 5º Ano da Escola Anis Timani, do bairro da Catingueira.

O trabalho em conjunto entre o conhecimento científico e as brincadeiras populares foi o diferencial para o envolvimento de tantos jovens. Foi o que destacou a estudante do 2º período de Educação Física da UEPB, Gabriela Araújo, afirmando que a utilização de atividades lúdicas, como a construção de aviões de papel, é uma das muitas saídas pedagógicas que podem ser trabalhadas para chamar a atenção de crianças e jovens que atualmente estão mais próximas de aparelhos tecnológicos.

“No mundo atual da tecnologia, onde as crianças têm contato logo cedo com o celular, essas brincadeiras são esquecidas, e ver os professores abraçando essa ideia, apoiando o projeto para trabalhar não só a brincadeira, mas conceitos científicos de aerodinâmica e tantos outros do mundo da Física e da Matemática, acaba quebrando barreiras nos estudos. O avião de papel pode ser um estudo multidisciplinar, que quebra a barreira do ensino tradicional. Ver esse campeonato dando certo é muito gratificante”, disse.

Confira abaixo o resultado geral do 1º Campeonato de Aviões de Papel da UEPB:

Escolas participantes:
1 – Escola municipal Félix Araújo
2 – Escola Municipal Anis Timani
3 – Escola Municipal Gracita Melo
4 – Escola Municipal Gustavo Adolfo
5 – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Walnyza Borborema Cunha Lima
6 – Colégio Modelo Tradição

Classificação Geral:
1º Escola Municipal Anis Timani
2º Escola Municipal Félix Araújo
3º Colégio Modelo Tradição