Universidade Estadual da Paraíba renova parcerias com as equipes do Tropa Campina e Rugby Clube

2 de março de 2017

A marca da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai continuar estampada nos uniformes dos jogadores do Tropa Campina e do Rugby Clube. Vendo no Esporte uma ferramenta de integração e inclusão social, a Instituição, através da Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), renovou as parcerias com essas duas equipes campinenses por tempo indeterminado. Inicialmente foi renovado o convênio com o Tropa Campina UEPB, que este ano vai disputar a Liga Nacional de Futebol Americano. A parceria foi renovada na última quarta-feira (22), através do coordenador de Esporte e Lazer da UEPB, professor Eugênio Eloi, e o presidente do Tropa, José Renan Sousa.

Os termos são os mesmos previstos na primeira parceria celebrada em 2014 e mais uma vez não vai gerar nenhum ônus financeiro para a UEPB. As despesas com equipamentos, materiais de treinos e jogos, entre outros continuarão sendo custeadas pela equipe de futebol americano. A Universidade vai continuar cedendo toda a estrutura física, a exemplo do campo de futebol para os jogadores realizarem treinamento,  academia e o espaço do Departamento de Educação Física para a equipe realizar reuniões.

O coordenador de Esporte e Lazer da UEPB, Eugênio Eloi, reafirmou que não somente o Departamento de Educação Física ganha com a implementação do futebol americano, como toda a Universidade, que estará incentivando um esporte em ascensão em todo o país, beneficiando não somente os estudantes da UEPB, como também pessoas da comunidade campinense.

Como parte dessa parceria, a equipe de futebol americano passou a desenvolver um projeto especial com crianças de bairros carentes de Campina Grande. Intitulado “Tropinha Flagball”, o projeto, que conta com um aluno extensionista da UEPB, visa atender crianças de 7 a 14 anos, usando o esporte para evitar que eles se envolvem com drogas e criminalidade.

Rugby

Nos mesmos termos, a UEPB também renovou a sua parceria com a equipe Rugby Clube, que no ano passado esteve perto de disputar a Liga do Nordeste. A exemplo do que faz com o Tropa, a Instituição cede o seu campo para os treinamentos da equipe. O professor Eugênio explicou que o rugby tem uma pequena vantagem em relação ao Futebol Americano por ser um esporte olímpico. Em Campina Grande, a equipe conta com estudantes da UEPB. A meta da COEL é incluir as equipes masculina e feminina nos Jogos Universitários.

A parceria também prevê a realização de um trabalho social com crianças carentes da cidade, através de um projeto de extensão da UEPB. A ideia é descobrir futuros talentos para essa modalidade esportiva. Para isso, um trabalho de divulgação do esporte será realizado nas escolas. O rugby é um esporte originário da Inglaterra e atualmente é praticado em cerca de 120 países pelo mundo. Foi o esporte, aliás, que deu origem ao futebol americano, que posteriormente se tornou um dos esportes mais praticados nos Estados Unidos.

Professor Eugênio reafirmou que essas parcerias têm surtido efeitos positivos, favorecendo inclusive a produção científica na Instituição. Prova disso é que vários trabalhos científicos já foram produzidos por estudantes envolvendo o trabalho do Tropa.

Texto: Severino Lopes