16 de novembro de 2015

Criada há pouco mais de dois anos, a Coordenação de Esporte e Lazer (COEL) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem cooperando efetivamente para o desenvolvimento do esporte na Instituição e obtendo importantes conquistas. Dezenas de atletas que participaram ao longo do ano de competições apoiadas pela COEL conseguiram subir ao pódio e trazer medalhas para a Universidade nas mais variadas modalidades e competições esportivas.

Vinculada a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), a Coordenadoria de Esportes e Lazer deu o suporte necessário para que os atletas brilhassem nas quadras, piscinas e pistas de atletismo. As conquistas foram muitas ao longo de 2015, a começar pelas seletivas para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2016), que aconteceram em Uberlândia (MG). Na etapa estadual, disputada em João Pessoa, 16 atletas conseguiram se destacar e se classificar para a etapa nacional no Judô, na Natação, Atletismo e Xadrez. A equipe de Futsal Feminino foi o segundo lugar na seletiva para o JUBs, conseguindo se destacar na competição estadual.

Os atletas da UEPB também foram destaque na Taça Campina de Handebol Feminino 2015, no ultimo dia 2 de novembro, e na Superliga de Futsal promovido pela Liga Campinense de Futebol de Salão (LCFS). No judô, duas alunas que fazem parte do projeto de extensão “Política de Esporte e Lazer Para Discentes da UEPB”, também obtiveram conquistas.

Coordenação de Esporte e Lazer da UEPB contabiliza importantes conquistas em 2015Mayra Marta de Albuquerque, que participou dos JUBs 2015, conquistou o primeiro lugar em sua categoria na Copa SESI Fialho de Judô, enquanto a atleta Nádilla Camila Garcia conquistou o segundo lugar na mesma competição. As duas são graduandas do curso de Educação Física e participaram pela primeira vez de uma competição esportiva oficial.

Coordenação de Esporte e Lazer da UEPB contabiliza importantes conquistas em 2015Na Natação, o atleta José Emanuel da Cruz Claudino, graduando em Educação Física, foi um dos destaques na etapa nacional do JUBs, nos 50m e 100m nado costas. Em nível estadual, ele conquistou o campeonato paraibano 2015 na categoria Junior II, nos 50m nado costas, 100m nado costas e 200m nado costas, além do vice-campeonato nos 100m nado livre e nos 200m nado livre. Os jogos foram disputados na Vila Olímpica Paraíba, em João Pessoa, no primeiro semestre do ano.

A COEL e a PROEST também apoiaram o 10º Seminário de Kendo e Iaido, bem como o Campeonato de Kendo Norte Nordeste 2015 que aconteceu no Ginásio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortensio de Sousa Ribeiro, conhecido por Premen, em Campina Grande. A Instituição também apoiou o Encontro Capoeira Nagô Paraíba realizado no Teatro Suellen Carolini, em Campina Grande, no dia 7 de novembro, e reuniu mais de 150 pessoas. Esse evento contou com a presença da diretora-presidente da Associação Cultura Desportiva Capoeira Nagô da Paraíba, Cristiana Soares de Farias.

Coordenador de Esporte e Lazer da UEPB, o professor Eugênio Moura, ressalta que a COEL, juntamente com a Pró-Reitoria Estudantil, adotaram uma política de incentivo a prática esportivas no âmbito da Instituição. Segundo ele, as ações de extensão universitária voltadas para promoção das modalidades esportivas vêm cada vez mais revelando os talentos e reconhecendo outros já existentes.

Texto: Severino Lopes
Fotos: J. Cesar

O post Coordenação de Esporte e Lazer da UEPB contabiliza importantes conquistas em 2015 apareceu primeiro em UEPB.