Nova pista de Atletismo da Universidade Estadual da Paraíba é inaugurada no Câmpus do Bodocongó

31 de janeiro de 2022
29 de dezembro de 2021

O dia 29 de dezembro de 2021 ficará marcado na história da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Após anos de trabalho e gerência de um alto investimento, a Instituição realizou a cerimônia de inauguração da nova pista de Atletismo, localizada no Departamento de Educação Física (DEF), no Câmpus de Bodocongó. Autoridades da Universidade, do Estado, de Campina Grande, como também atletas, paratletas, ex-atletas e alunos da UEPB participaram do ato simbólico.

Com 400 metros de comprimento, a pista de atletismo do DEF foi construída dentro dos padrões exigidos pela Associação Internacional de Atletismo e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Responsável por formar diversos atletas de Campina Grande, a pista inicial foi inaugurada em 1979 como marco no atletismo campinense. Hoje, após um investimento de R$ 4,6 milhões e fruto de um convênio entre a Universidade e o antigo Ministério dos Esportes, atual Ministério da Cidadania, o equipamento oferece totais condições para a realização de competições das diversas modalidades esportivas do atletismo em níveis regional, nacional e internacional.

A reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, relembrou o percurso de luta para que o sonho da Universidade em oferecer um equipamento dessa envergadura fosse possível. Ela relembrou as diversas pessoas que deram sua contribuição neste projeto, e fez um agradecimento especial ao ex-reitor da UEPB, professor Rangel Junior, que durante seu reitorado não mediu esforços para que o projeto fosse aprovado e as obras dessem início. Célia, reforçou que a Instituição terá condições de receber competições estaduais e internacionais, e que isso será um passo importante para o desenvolvimento de atividades na Universidade.

“Este é um momento muito importante. Agradeço ao professor Rangel Junior que lutou muito para que esse equipamento fosse concluído. Ele captou recursos ainda como pró-reitor de Planejamento e não mediu esforços quando foi reitor da UEPB, e de lá para cá foram muitas idas e vindas. É um equipamento belíssimo, mas de difícil construção. Quero também agradecer a equipe da construtora Resinsa, responsável pela obra, aos servidores da PROINFRA pela dedicação de todos. Eu vivenciei muitos momentos, de tristeza, de ficar angustiada, de pensar que não daria certo, já que às vezes pensamos que não chegaríamos lá. Mas, conseguimos. Esse complexo esportivo é de fundamental importância para inclusão do esporte em nosso Estado. Poucas pistas têm essa certificação, por isso, sediaremos não apenas as competições, locais, estaduais e nacionais, mas também as internacionais. Ela servirá para fortalecer o ensino, pesquisa e extensão na nossa instituição”, destacou a reitora da UEPB.

Impossibilitado de comparecer à inauguração devido a compromissos pessoais, o ex-reitor da UEPB, professor Rangel Junior, enviou uma mensagem que foi lida pelo chefe de Gabinete da Reitoria, professor Luciano Albino. No texto, ele também relembrou o esforço que foi feito ao longo dos anos para que esta data ficasse marcada na história da Universidade com a inauguração da pista. Rangel enviou os parabéns à professora Célia Regina, mas não deixou de lembrar também de outras pessoas importantes nesse projeto: a ex-reitora da UEPB, professora Marlene Alves; o ex-ministro Aldo Rebelo; o ex-ministro Orlando Silva; e a professora Cássia Damiani, ex-servidora e assessora do Ministério do Esporte.

“A você, minha querida reitora, talvez somente você saiba exatamente as agruras todas que passei, as inseguranças, as decisões que pareciam estranhas ou mesmo insensatas, sem fundamento técnico… é que mostraram que estávamos no caminho correto e justo. Acredito que você compartilhou de cada momento de desânimo, de medo, de incerteza, de retomada, de decisões que foram tomadas ao longo desses anos todos. Não desistimos. Hoje celebramos. Porém, distante de vocês, da UEPB e de tanta coisa boa e pessoas bonitas de coração que compartilharam comigo um belo estradar de 16 anos, sinto-me perto e tomado de contentamento ao escrever esse pequeno texto no mesmo horário da solenidade, como se aí estivesse. Abraço a cada uma de vocês, a cada um que fez antes e faz hoje essa belíssima história de superação que é da nossa eterna Universidade da Paraíba”, escreveu o ex-reitor.

A chefe do Departamento de Educação Física, professora Dóris Nóbrega, reforçou a importância que a pista terá para as atividades de formação dos estudantes da UEPB, ao mesmo tempo que destacou a responsabilidade de oferecer à sociedade paraibana um equipamento desse porte. O secretário executivo de Esporte e Lazer da Paraíba, José Marco Nóbrega Ferreira de Melo, que na oportunidade representou o governador do Estado, João Azevêdo, parabenizou a Universidade Estadual pela entrega do equipamento esportivo e se colocou à disposição para que a UEPB e a Secretaria possam trabalhar juntas na realização de diversas atividades.

Ao final da solenidade de inauguração da pista de Atletismo da UEPB, os presentes participaram de um ato simbólico no local. Membros da Universidade, convidados, atletas, ex-atletas e paratletas realizaram uma corrida festiva no local. Também participaram da cerimônia a vice-reitora da UEPB, professora Ivonildes Fonseca; a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Nícia Estelita Cruz; o professor Josenaldo Lopes Dias, membro do Conselho de elaboração do regimento e coordenador de equipamentos da pista; o estudante do curso de Educação Física, Túlio Chaves; e o ex-vereador de Campina Grande, ex-secretário Municipal de Esporte e Lazer, e aluno da turma pioneira de Educação Física, Teles Albuquerque.

Confira a galeria de fotos abaixo.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos