Alunos da UEPB organizam 20ª edição do Encontro de Jogadores de RPG de Campina Grande

27 de fevereiro de 2020

Para quem quer fugir da folia durante os dias de Carnaval em Campina Grande, a opção, durante os dias 22, 24 e 25 de fevereiro, é a 20ª edição do Encontro de Jogadores de RPG (Role-playing game), que oferece diversão, estímulo à estratégia e raciocínio lógico. Durante esses três dias, os amantes de board game e card game também terão a oportunidade de conhecer novos jogos, bem como aprimorar modalidades já conhecidas. Esse ano, alunos do Curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL) da Instituição, integram a equipe de organizadores do evento.

As atividades acontecerão na Secretaria de Cultura (SECULT) de Campina Grande, localizada no Centro da cidade, ao lado do Terminal de Integração, das 10h às 18h. A participação é gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia. Como explicou um dos organizadores do Encontro, Edson Barbosa, basta o interessado gostar de praticar RPG e outros tipos de jogos, ou até mesmo apenas ter curiosidade em conhecer mais desse universo criativo.

“Nós convidamos o pessoal para jogar. Serão 25 mesas de RPG, mais 12 jogos de Board Game e quatro de Card Game que estarão à disposição dos participantes. Nós receberemos jogadores de todo o Estado da Paraíba para um momento de diversão, mas também de grande aprendizado. Esses jogos estimulam a criatividade, nos fazem pensar, além de ser uma grande integração entre os participantes”, disse Edson, que cursa o 5º período de Educação Física.

Além das mesas de jogos, o 20º Encontro de Jogadores de RPG de Campina Grande oferecerá cinco palestras e duas oficinas. As palestras serão sobre como jogar RPG, para iniciantes; a história do RPG em Campina Grande; como usar Campina Grande como cenário; além de duas com autores de livros literários. As oficinas serão sobre desenho a partir da criação de personagens e criação de cenários a partir de esculturas. Débora Santos, aluna também do 5º período de Educação Física, vem conhecendo cada vez mais esse universo e acredita na participação de muitas pessoas durante o evento.

“Nosso evento integra uma das atividades que fazem parte do Encontro da Nova Consciência. Por isso, acreditamos que terá uma grande participação de pessoas. Percebemos que a cultura do RPG tem crescido muito, principalmente ele aliado à Educação. São muitos professores que levam o jogo para a sala de aula e trabalham com seus alunos, integrando o RPG aos conhecimentos de várias disciplinas”, disse Débora.

Dentre os momentos do Encontro, no dia 25 será realizado o Live Action, um dos pontos altos do evento. Essa atividade se baseia na caracterização dos participantes em personagens, para que cada movimento dele esteja integrado ao jogo. Segundo Edson, nesse momento os participantes usam o jogo para discutir várias questões relativas ao título “Casa Brasilis”. “Vamos utilizar o jogo para discutir o Brasil sob vários aspectos. É sempre um momento bem importante e que o pessoal participa bastante”, frisou.

O professor Eugênio Eloi, coordenador de Esportes e Lazer da UEPB, afirmou que a Coordenadoria apoiará o evento na estrutura, na divulgação, como também no fornecimento das medalhas para as disputas de Card Game. “Sempre apoiamos essas iniciativas que demonstram que nossos alunos estão engajados no desenvolvimento de metodologias que podem ser usadas em sala de aula. E os jogos de tabuleiro são bons exemplos disso”, acrescentou o professor.

Para ter acesso a todas as informações do 20º Encontro de Jogadores de RPG de Campina Grande, como a programação completa e lista de jogos disponíveis, basta acessar a página oficial do evento, clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti