4ª Corrida de Rua da UEPB promove atividades esportivas com foco na saúde e cuidados com o meio ambiente

23 de setembro de 2019

As ruas do Centro de Campina Grande ganharam personagens diferentes na manhã desta domingo (22). Centenas de pessoas, entre atletas profissionais, praticantes de atividades físicas regulares e também aquelas pessoas que buscam sair do sedentarismo, disseram sim ao Dia Mundial Sem Carro e participaram da 4ª Corrida de Rua – Educando para viver bem, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Promovida pela Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), a corrida levou os participantes a enfrentarem percursos de 3km e 5km que foram superados com determinação e valorização da Saúde.

Após a concentração e largada na Rua Maciel Pinheiro, os competidores ganharam a Avenida Floriano Peixoto, Manoel Tavares, depois as ruas Janúncio Ferreira, Tavares Cavalcante, Peregrino de Carvalho, para enfim retornarem à Maciel Pinheiro e cruzar a linha de chegada. Ao longo dos dois percursos, acompanhados atentamente pela Polícia Militar, Superintendência de Trânsito e Transporte Público (SSTP) de Campina Grande, além do Corpo de Bombeiros, nenhuma ocorrência foi registrada, confirmando o sucesso de mais um prova de rua que ofereceu oportunidade da prática de exercício, valorização da vida e atenção ao meio ambiente.

Para o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, o incentivo às práticas esportivas é um dos compromissos educativos que a Universidade tem, visto que a cada ano a sociedade participa mais dessas ações, confirmando a missão da Instituição. “Essas iniciativas já se tornaram parte do calendário de Campina Grande e da Paraíba. Temos participado de diversas atividades que envolvem a sociedade em prol da conscientização para a Educação e valorização da Saúde. O objetivo da Universidade não é criar nessa circunstância um projeto de disputa. O objetivo é educativo, fazendo com que as pessoas tomem consciência da importância de vários aspectos, como o Dia Mundial Sem Carro, por exemplo. Toda a estrutura que foi montada envolve a questão da Saúde de modo geral. É uma maneira que estamos buscando para cumprir nosso papel”, destacou.

O sucesso desta 4ª edição da Corrida de Rua da UEPB foi destacada pela pró-reitora Estudantil da Instituição, professora Núbia Nascimento, afirmando que, após tanta dedicação para a realização do evento, o sentimento é de dever cumprido e satisfação por oferecer uma atividade de grande valor à sociedade. “Há quatro anos a UEPB organiza essa corrida e nós estamos muito felizes pelo sucesso. Não só hoje, pela corrida, mas também pela adesão ao Dia Mundial Sem Carro. Nós temos a participação de várias entidades parceiras que nos comprova o quanto valeu a pena todo o trabalho. Campina Grande abraçou esse evento. Os órgãos públicos, como Polícia Militar, STTP, Corpo de Bombeiros, nos ajudaram a fazer tudo de forma muito tranquila e organizada. Só temos que agradecer a todos pelo apoio. A UEPB está de parabéns”, disse a professora.

Além da corrida pelas principais ruas centrais de Campina Grande, a prova também contou com a realização de várias iniciativas voltadas à prática esportiva e atenção à Saúde. Foram instaladas tendas ao longo da Maciel Pinheiro, com serviços de atendimento de verificação de pressão arterial, verificação de Índice de Massa Corporal (IMC) e exame de glicemia. Também foram desenvolvidas atividades de lazer, como rapel, danças (Aeróbica, Zumba e outras), Muay Thai e outros serviços do programa UEPB Itinerante. O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS) da UEPB também participou da iniciativa oferecendo massagens e exercícios de fisioterapia para os corredores.

O coordenador de Esporte e Lazer da UEPB, professor Eugênio Elói, parabenizou todos os participantes que, segundo ele, além de promoverem uma prática que valoriza a saúde, ainda reforçaram a mensagem de conscientização em favor do meio ambiente. Segundo ele, além das medalhas que todos receberam por participarem da prova, o principal prêmio conquistado foi promover o meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades. “Foi um sucesso. Tivemos cerca de 900 inscrições para um evento que não celebra somente a corrida. Nós fomos mais além pela nossa participação ao Dia Mundial Sem Carro. Esta 4ª corrida da UEPB envolveu mais de mil pessoas e todos deram seu recado no que diz respeito à atenção para com sua saúde e em apoio ao meio ambiente. Conseguimos comprovar que todos entenderam nossa mensagem de educação e valorização da vida”, afirmou o professor.

Confira a relação dos vencedores por categoria clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Isis Coelho e Givaldo Cavalcanti