Primeira Liga de Futsal da Universidade Estadual começa com jogos entre equipes masculinas do Câmpus I

30 de abril de 2019

Começaram oficialmente as disputas da Liga de Futsal da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A competição, organizada pela Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), através da Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), conta com 16 equipes masculinas e quatro equipes femininas. Os jogos estão sendo realizados no Ginásio de Esportes do Departamento de Educação Física (DEF), no Câmpus de Campina Grande. A abertura oficial, na manhã da última segunda-feira (29), contou com a presença do professor Eugênio Elói, coordenador de Esportes da UEPB; da pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento; além de estudantes e professores envolvidos na competição.

Todas as equipes são formadas por alunos e representantes de mais de 20 cursos só do Câmpus I, além das equipes dos cursos dos outros câmpus, que entrarão na segunda fase do torneio, no segundo semestre. As equipes representantes dos cursos do Câmpus I estão divididas em quatro chaves com quatro equipes. Na Chave A estão as equipes de Educação Física (Bacharelado), Fisioterapia, Farmácia e Educação Física (Licenciatura). A Chave B é composta pelas equipes de Odontologia, Ciências Biológicas, Geografia e Estatística. Já a Chave C conta com as equipes de Direito, Letras/Administração/Filosofia, Matemática e Química/Química Industrial. E a Chave D é composta pelas equipes de Engenharia Sanitária e Ambiental, Ciências Contábeis, Ciência da Computação/Física e História.

As equipes femininas entrarão na segunda rodada, que acontece a partir do dia 6 de maio. A primeira rodada da competição teve início com dois jogos. Na estreia, a equipe de Fisioterapia venceu a equipe de Farmácia por 7 x 0, enquanto a equipe de Educação Física Licenciatura levou a melhor na disputa contra a equipe de Educação Física Bacharelado, vencendo por 4 x 0.

Conforme o cronograma de jogos, a Liga prossegue nessa terça-feira (30), com a realização a disputa entre Estatística x Geografia e Odontologia x Ciências Biológicas. A competição tem por finalidade desenvolver o intercâmbio desportivo entre os participantes, objetivando a prática desportiva como instrumento imprescindível para a formação do indivíduo, ao mesmo tempo em que desperta o interesse para a prática do desporto, favorecendo o surgimento de novos valores para o engrandecimento do esporte paraibano.

Os jogos, que contam com o apoio da Administração Central da UEPB, através da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), movimentarão toda a Instituição com a finalidade de fortalecer o esporte. A competição será realizada ao longo de todo o ano.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação Coel