[:pb]Professora da UPE exalta parceria com a UEPB em projeto internacional – SOLIDARIS[:]

7 de novembro de 2018

[:pb]

A Profa. Dra. Betânia da Mata, Coordenadora Geral de Pós-Graduação – PROPEGI da Universidade Estadual de Pernambuco – UPE, participou como palestrante do III Congresso Internacional de Educação Inclusiva – CINTEDI, evento promovido em parceria com a UEPB.

Durante sua palestra no CINTEDI intitulada: “A inclusão social de idosos com transtorno mental” a professora da UPE exaltou o projeto “Universidades inclusivas: Competencias clave de la comunidad universitaria para desarrollo de uma ciudadania activa – SOLIDARIS”, que é subsidiado pelo programa Erasmus +, da União Europeia. “Estamos empenhados em sensibilizar a comunidade acadêmica acerca da importância de priorizar a inclusão no âmbito universitário, como ressalta o lema do projeto SOLIDARIS: incluir para uma cidadania ativa” – frisou a professora.

Ainda em relação ao projeto, a professora Betânia destacou a qualificação do material humano brasileiro e a relevância para a região nordeste da rede SOLIDARIS, tendo em vista que as duas instituições do Brasil participantes do projeto são a UEPB e a UPE – percebemos que os pesquisadores brasileiros estão preocupados e engajados em melhorar a inclusão acadêmica e social das instituições de nível superior.

O evento foi realizado entre os dias 29 e 31 de agosto de 2018, no Centro de Convenções Raymundo Asfora – Garden Hotel, em Campina Grande, e teve como objetivo discutir sobre sentimentos arcaicos, como o racismo, a intolerância e o preconceito, que ainda se manifestam na atualidade. Ademais, contou com o apoio institucional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade do Chile, sendo uma realização do Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisa (CEMEP). O CINTEDI proporcionou uma fecunda discussão, com pesquisadores nacionais e internacionais sobre Educação Inclusiva, enfocando direitos humanos, diversidade e práticas inclusivas.

Outras informações:

http://www.cintedi.com.br/ [:]