Mobilidade Internacional

PROMIN – Programa de Mobilidade Internacional da UEPB

O Programa de Mobilidade Internacional (PROMIN) foi aprovado pela RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/027/2013 regulamentado e pela RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/0204/2017. O programa dirige-se aos cursos de graduação da UEPB, visando o aperfeiçoamento científico, acadêmico e cultural de seus alunos de graduação, através de estudos e pesquisas no exterior por intercâmbio entre a UEPB e as IEES parceiras que duram, em regra, um semestre acadêmico. Essa experiência acadêmica internacional visa complementar sua formação técnico-científica em áreas prioritárias e estratégicas, possibilitando uma força de trabalho altamente especializada para o desenvolvimento da Paraíba e do Brasil.

  • QUAIS OS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO DO PROMIN? Ser pessoa física habilitada à prática de todos os atos da vida civil – nos termos do Artigo 5º do Código Civil-, ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos e residente e domiciliado em território nacional. Precisará estar regularmente matriculado em curso de graduação da UEPB – não podendo estar em situação de trancamento de matrícula no momento da inscrição e não ter solicitado mais de uma vez o trancamento de matrícula durante o curso. Estar cursando pelo menos no 4º período letivo para cursos com duração até 09 (nove) semestres ou no 5º período letivo para cursos com duração de mais de 09 (nove) semestres, não podendo estar no último no período da viagem. Terá que ter, também, menos que duas reprovações no Histórico Escolar e possuir Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou maior que 7,0 no momento da inscrição.

  • QUEM NÃO PODE PARTICIPAR DO PROMIN? Não poderão participar: os estrangeiros, mesmo que matriculados em curso de graduação da UEPB; os menores de 18 anos; os residentes e domiciliados em território estrangeiro; os alunos do curso de graduação que estejam em situação de trancamento de matrícula ou que tenham trancado o curso mais de uma vez; os que já tenham sido anteriormente contemplados por Programa de Mobilidade Internacional promovido e/ou intermediado pela UEPB; os alunos que tenham mais que 2 reprovações no Histórico Escolar; os alunos que possuam o CRE menor que 7,0; os estudantes que estarão, no período da viagem, cursando o último período letivo.

  • COMO FUNCIONA A POLÍTICA DE CONCESSÃO DE BOLSAS? A UEPB arcará com os custos referentes à passagem aérea de ida e volta, com o seguro de vida e o seguro-saúde do aluno no exterior e uma bolsa de estudos. O valor da bolsa deverá ser utilizado para cobrir os custos de hospedagem, alimentação, transporte e demais despesas eventuais necessárias. Ademais, a UEPB não se responsabiliza em custear eventuais despesas não inclusas na bolsa ofertada pelo programa, portanto, cabe ao bolsista, por exemplo, custos para obtenção do passaporte e do visto quando necessário.

  • COMO FUNCIONA A PONTUAÇÃO PARA A OBTENÇÃO DA BOLSA? A pontuação será calculada por uma média ponderada do Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE), da entrevista e do Currículo Lattes, sendo que esse último conta pontuação nos seguintes tópicos: projetos e pesquisas (Extensão, PIBIC e/ou PIBID), publicações de artigos com comprovação do ISSN/ ISBN, monitoria de graduação, comprovação de proficiência emitido pelo Departamento de Letras da UEPB em idioma estrangeiro ou certificações internacionais (TOEFL, DELE, ROMATRE ou DELF), participação em curso de extensão acadêmico (duração mínima de 40 horas/ curso), participação em eventos acadêmicos, comprovação de nivelamento em idioma estrangeiro e estudantes que ingressaram na UEPB por Ações Afirmativas.

  • A QUAIS UNIVERSIDADES ESTRANGEIRAS POSSO VISITAR? O estudante contemplado poderá escolher uma das universidades conveniadas com a UEPB, para mais detalhes acesse: https://coordenadorias.uepb.edu.br/cori/acordos-de-cooperacao-academica-internacional/

 

SANTANDER UNIVERSIDADES

O que é?
O Santander Universidades é um programa de mobilidade desenvolvido pelo Banco Santander em parceria com universidades de vários países. Dentre os programas de bolsas oferecidos pelo Santander Universidades, a UEPB atualmente participa de três: Top España, bolsas Ibero-Americanas e bolsas Luso-Brasileiras.

TOP ESPAÑA

O Programa de Bolsas Top Espanha Santander Universidades é promovido através de celebração de Convênio entre a UEPB e o Banco Santander (Brasil) S/A, propondo um intercâmbio internacional na Universidad de Salamanca (Espanha) para os estudantes ou do Curso de Letras (Inglesa, Portuguesa e Espanhola) ou de Relações Internacionais da UEPB. Os alunos selecionados participarão de um curso de língua e cultura espanhola durante 3 semanas, promovido pela universidade espanhola citada anteriormente.

  • QUAIS OS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO DO CANDIDATO DISCENTE? O aluno deverá, obrigatoriamente, ser do Curso de graduação de Letras Língua Espanhola, Inglesa ou Portuguesa ou de Relações Internacionais da UEPB. Deverá estar regularmente matriculado em um desses cursos de graduação da UEPB – não podendo estar em situação de trancamento de matrícula no momento da inscrição e nem durante todo o período de realização do programa. Deve também estar cursando pelo menos no 2º período letivo, não podendo estar no último no período durante a realização da mobilidade. Terá que possuir, também, Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a 7,0 no momento da inscrição e Conta Corrente aberta junto ao SANTANDER. Além disso, deverá ser pessoa física habilitada à prática de todos os atos da vida civil -nos termos do Artigo 5º do Código Civil-, brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos e residente e domiciliado em território nacional.

  • QUEM NÃO PODE PARTICIPAR DO TOP ESPANHA? Não poderão participar os menores de 18 anos; os residentes e domiciliados em território estrangeiro; os alunos do curso de graduação que estejam em situação de trancamento de matrícula ou que tenham trancado o curso mais de uma vez; os alunos que não estejam cursando algum dos cursos mencionados como requisito; os que já tenham sido anteriormente contemplados por outro Programa de Mobilidade Internacional promovido pelo Grupo Santander; os alunos que possuam o CRE menor que 7,0; os alunos que estarão durante o tempo da viagem, cursando o último período letivo.

  • COMO FUNCIONA A POLÍTICA DE CONCESSÃO DE BOLSAS? O Santander Universidades se responsabiliza por providenciar os voos de ida e volta de Madrid, os traslados até Salamanca, a hospedagem, a alimentação, o custo integral do curso, o material de apoio e o certificado. Além disso, a UEPB não se responsabiliza em custear eventuais despesas não inclusas na bolsa ofertada pelo programa.

  • COMO FUNCIONA A PONTUAÇÃO PARA A OBTENÇÃO DA BOLSA? A pontuação será calculada por uma média ponderada do Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE), da entrevista e do Currículo Lattes, sendo que esse último conta pontuação nos seguintes tópicos: projetos e pesquisas (Extensão, PIBIC e/ou PIBID), estágios realizados na área da graduação em curso, participação em grupos de pesquisa, publicações de artigos com comprovação do ISSN/ ISBN, monitoria de graduação, comprovação de proficiência emitido pelo Departamento de Letras da UEPB em idioma estrangeiro ou certificações internacionais (DELE, SIELE ou equivalente), participação em curso de extensão acadêmico (duração mínima de 40 horas/ curso), participação em eventos acadêmicos e/ou cursos de curta duração, comprovação de nivelamento em idioma estrangeiro e estudantes que ingressaram na UEPB por Ações Afirmativas.

 

BOLSAS IBERO-AMERICANAS

O Programa de Bolsas Ibero Americanas Santander Universidades é promovido através de celebração de Convênio entre a UEPB e o Banco Santander (Brasil) S/A, propondo um intercâmbio internacional em uma das universidades conveniadas com a UEPB com duração de até um semestre acadêmico.

  • QUAIS OS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO DO CANDIDATO DISCENTE? O aluno deverá, obrigatoriamente, ser aluno de Curso de graduação da UEPB; deverá estar regularmente matriculado, não podendo estar em situação de trancamento de matrícula no momento da inscrição e nem durante todo o período de realização do programa; ter concluído o 2º período letivo e não podendo estar no último no período da viagem; terá que possuir, também, Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a 7,0; possuir Conta Corrente aberta junto ao Banco SANTANDER; Além disso, deverá ser pessoa física habilitada à prática de todos os atos da vida civil -nos termos do Artigo 5º do Código Civil, brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos e residente e domiciliado em território nacional.
  • QUEM NÃO PODE PARTICIPAR DO PROGRAMA IBERO AMERICANAS? Não poderão participar: os menores de 18 anos; os residentes e domiciliados em território estrangeiro; os alunos do curso de graduação que estejam em situação de trancamento de matrícula; os que já tenham sido anteriormente contemplados por outro Programa de Mobilidade Internacional promovido pelo Grupo Santander ou intermediados pela Coordenadoria de Relações Internacionais da UEPB;  os alunos que possuam o CRE menor que 7,0; os alunos que estarão, no período da viagem, cursando o último período letivo.

  • COMO FUNCIONA A POLÍTICA DE CONCESSÃO DE BOLSAS? O Santander Universidades se responsabiliza por providenciar o valor de 3.000 euros, mediante conversão efetuada com base na cotação do valor de venda do Euro publicada pelo Banco Central do Brasil, não havendo alteração em função de eventual variação cambial. Além disso, a UEPB não se responsabiliza em custear eventuais despesas não inclusas na bolsa ofertada pelo programa.

  • COMO FUNCIONA A PONTUAÇÃO PARA A OBTENÇÃO DA BOLSA? A pontuação será calculada por uma média ponderada do Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE), da entrevista e do Currículo Lattes, sendo que esse último conta pontuação nos seguintes tópicos: projetos e pesquisas (Extensão, PIBIC e/ou PIBID), publicações de artigos com comprovação do ISSN/ ISBN, monitoria de graduação, comprovação de proficiência emitido pelo Departamento de Letras da UEPB em idioma estrangeiro ou certificações internacionais (TOEFL, DELE, ROMATRE, DELF ou equivalente), participação em curso de extensão acadêmico (duração mínima de 40 horas/ curso), comprovação de nivelamento em idioma estrangeiro e estudantes que ingressaram na UEPB por Ações Afirmativas.

Outras oportunidades com financiamento nacional e/ou internacional

A equipe da CoRI encontra-se disponível para assessorar a comunidade acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba durante candidaturas em programas internacionais. Contate-nos via e-mail cori@gsuite.uepb.edu.br.