Estudantes destacam a relevância da Formação Internacional no âmbito do Projeto SOLIDARIS

18 de novembro de 2020

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), em parceria com a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e no âmbito do projeto internacional “Universidades inclusivas: competências-chave da comunidade universitária para o desenvolvimento de uma cidadania ativa – SOLIDARIS”, vinculado ao Programa Erasmus+, promoveram uma formação online voltada para os estudantes da UEPB e da UPE sobre estratégias e boas práticas de inclusão acadêmica e social.

A oportunidade, a qual ocorreu durante todo o mês de outubro e encerrou no início de novembro, contou com a participação de diversos parceiros nacionais e estrangeiros como: Dolores Limon da Universidad de Sevilla  (Coordenadora Geral do projeto SOLIDARIS);  Ana Paula Caetano e Carolina Carvalho da Universidade de Lisboa; Bernadita Maillard da Universidad Austral de Chile; Antonela Prezio da Universidad Tres de Febrero (Argentina); Ismail Bourezgui (Tunísia); Benigno Cristofer (Colômbia); Judith Mejia (Honduras); Rossana Valéria do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB);  Eduardo Onofre, Cláudio Lucena, Christiano Soares,  Herbert Rêgo e Kledson Alves da UEPB; Betânia da Mata, Tereza Cartaxo, Waldemar Neto, Marcelo Dias da UPE.

Durante a formação, foram abordadas diversas temáticas ligadas à inclusão: interculturalidade, gênero, pessoas com deficiência, tecnologias, mobilidade internacional, dentre outras. Segundo a estudante Elvira Leite, aluna do mestrado da UEPB, a formação internacional oportunizou uma percepção intercontinental muito rica. “Eu, pessoalmente, gostaria de mais oportunidades como esta. Gostei muito da formação e da troca de experiências. Todos os formadores são muito preparados. Foi uma grande oportunidade”, frisou.

Essa visão também é compartilhada por estudantes de outras instituições, a exemplo de Bruna Gabriela Carvalho de Lima, aluna de mestrado da UPE, que destacou que “podemos perceber a força e relevância do SOLIDARIS, pois além de excelentes palestras internacionais, tivemos a participação da Profa. Rossana Valéria de Souza, Diretora Executiva do GCUB, uma grande referência a nível internacional”, destacou.

De acordo com os organizadores do evento, Christiano Soares (coordenador do projeto SOLIDARIS na UEPB) e Betânia da Mata (coordenadora do projeto SOLIDARIS na UPE), a formação teve um feedback bastante positivo, uma vez que proporcionou o estreitamento de laços entre a comunidade acadêmica de instituições latino-americanas e europeias, bem como intensificou a frutífera parceria entre as universidades estaduais nordestinas, as quais já estão trabalhando para expandir as redes de conexão voltadas para pesquisas e ações com foco na educação inclusiva.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail cori@gsuite.uepb.edu.br, ou através dos perfis da CoRI no Facebook e Instagram.