COEL

COEL

Coordenadoria de Esporte e Lazer

Estudantes atletas da UEPB são premiados na etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros 2018

17 de maio de 2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), realizada entre os dias 1º a 13 de maio, nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, trouxeram grandes resultados para os alunos da Universidade Estadual da paraíba (UEPB) que participaram da disputa. O saldo foi de 16 medalhas de ouro, além de cinco medalhas de prata e mais duas de bronze, nas modalidades de Judô, Vôlei de Praia, Atletismo e Xadrez.

Ao longo dos últimos dois anos, a Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL) reforçou o estímulo à prática esportiva na Universidade, através da integração em projetos de extensão, o que possibilitou o excelente desempenho dos jovens atletas na etapa estadual do JUBs. A seleção das equipes que representaram a UEPB aconteceu durante a realização dos jogos internos da Instituição.

A etapa estadual do JUBs contou com 15 modalidades (Atletismo, Atletismo Paradesportivo, Acadêmico, Ciclismo, Futebol Eletrônico, Judô, League of Legends, Natação, Natação Paradesportiva, Skateboarding, Vôlei de Praia, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol). Dessas, a UEPB teve representação no Futsal Masculino, Voleibol Masculino, Vôlei de Praia, Judô (masculino e feminino), Atletismo (masculino e feminino), Atletismo Paraolímpico (feminino) e Xadrez (masculino e feminino).

Confira abaixo as modalidades e os atletas premiados.

Vôlei de Praia (Dupla)
Gustavo Pereira (Educação Física) e Mateus Rocha (Ciências Biológicas): Vice-campeões

Judô
Tawan Teodósio – até 90 kg (Educação Física): Campeão
Elcides Nascimento – até 81 kg (Odontologia – Araruna): Campeão
Jilton Lucena – mais de 90 kg (História): Ccampeão
Mayra Mart – até 63 kg (Educação Física): Campeã
Higor Sousa – menos de 66 Kg (Matemática): Vice-campeão
Maria Luiza (Engenharia Civil – Araruna): Vice-campeã
Sandra Do Nascimento (Educação Física): Vice-campeã
Romênia Soares (Educação Física): 3º Lugar

Atletismo
Richard Dos Santos Caldeira (Matemática – Monteiro): Campeão nos 100 e 200 metros rasos
Genilson Bento Dos Santos (Fisioterapia): Campeão nos 800 metros rasos
Wandson Nunes Pereira (Física): Campeão nos 5.000 metros
Aracely Martins Dos Santos (Educação Física): Campeã nos 200 metros rasos, no Lançamento de dardo e no Revezamento 4×400 metros
Herica Karolliny Santos De Oliveira (Educação Física): Campeã dos 3.000 metros com obstáculo, no Salto em altura e no Revezamento 4×400 metros
Erika Cristian de Souza Caetano (Educação Física): Campeã no Lançamento de disco, no Revezamento 4×400 metros e 3° lugar no salto em distância
Deborah Santos De Castro (Educação Física): Campeã no Revezamento 4×400 metros

Xadrez
Pedro Guilherme Siqueira (Ciências Contábeis – Monteiro): Campeão
Daniela Melisa Gomes Santos (Direito): Campeã

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não é apenas na excelência na formação de professores que o curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se destaca. Além do trabalho em sala de aula, o grande número de projetos de extensão tem potencializado o surgimento de alunos competidores que ganham destaque em competições de várias modalidades. Recentemente, o estudante do curso de Bacharelado em Educação Física, Tawan Teodósio, conquistou a medalha de prata no campeonato Brasileiro de Judô – Região II, que foi realizado entre os dias 27 e 29 de abril, em João Pessoa.

A disputa reuniu centenas de judocas de todo o Nordeste, que tentavam a classificação para a etapa nacional da modalidade. Tawan Teodósio ficou em 2º lugar na categoria até 90 Kg. Ao longo do torneio, ele lutou contra atletas dos estados de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Após esse grande resultado, o judoca agora direciona seus treinos para os próximos desafios. E o primeiro deles não demorará muito para chegar.

Tawan tem pela frente, já no próximo sábado (5), a disputa nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Etapa Estadual, que será realizada na cidade de João Pessoa, sendo favorito na modalidade para a conquista de novas medalhas. A Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL) da UEPB continuará prestando assistência ao atleta. Já o projeto de extensão de Judô da UEPB, coordenado pelo professor Ado Marcelo, seguirá suas atividades de treino ao longo do semestre.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), realizou o 2º Curso de Musculação Básica Nível 1 para estudantes do curso de Educação Física da Instituição. No total, 36 alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura participaram da atividade, que foi ministrada pelo professor Rodrigo de Lima.

Com 8 horas de carga horária, o curso, dividido nas partes teóricas e práticas, foi realizado na Academia de Musculação do Departamento de Educação Física (DEF), no Câmpus de Bodocongó. A abertura aconteceu na quinta-feira (22), onde foi ministrada a parte teórica. Na ocasião, esteve presente a pró-reitora Estudantil, Núbia Nascimento, que deu as boas vindas aos estudantes e destacou a importância da iniciativa para os futuros profissionais da área.

Os trabalhos foram retomados na manhã da sexta-feira (23), quando o instrutor Rodrigo de Lima utilizou os equipamentos da academia para aplicar o conteúdo de forma prática como a “avaliação física de musculatura”, “tipos de aluno”, “tipo de sobrecarga”, “análise de exercício muscular”, “tipos de fibra muscular” e “estimulação certa para cada fibra muscular”. O professor também deu dicas de como usar corretamente os aparelhos da academia para evitar acidentes e problemas na coluna. A postura correta em cada exercício, segundo ele, é fundamental para o êxito das atividades musculares.

Wagner Cardoso é estudante do 2º período do Bacharelado em Educação Física, enquanto Matheus Arruda é aluno do 6º período da Licenciatura do mesmo curso. Os dois avaliaram como de fundamental importância o curso para o futuro profissional de todos os estudantes. “São orientações importantes que certamente usaremos no futuro profissional”, destacou Wagner.

O coordenador de Esportes e Lazer da UEPB, professor José Eugênio Eloi, destacou que o objetivo do curso foi capacitar os estudantes de Educação Física, deixando-os aptos para participarem de futuros projetos de extensão desenvolvidos pela COEL. Com estes cursos, a Coordenadoria atende uma demanda e deixa um grupo preparado para concorrer a futuras vagas nos projetos de Extensão. O Curso de Musculação Básica é dividido nos módulos, 1, 2 e 3. Os dois outros módulos serão aplicados ainda neste semestre. Ao final de cada módulo, os participantes terão direito a certificado emitidos pela PROEST.

 

Texto: Severino Lopes
Fotos: Isabelle Nunes (Estagiária)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foram quatro dias de disputas, adrenalina, dedicação, superação individual e coletiva de centenas de alunos que participaram da edição 2017 dos Jogos Universitários da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Iniciado na última sexta-feira (22), as competições ainda foram realizadas na quarta (27), quinta (28) e nesta sexta-feira (29), nas categorias Atletismo, Judô, Natação, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol, nas dependências do Departamento de Educação Física (DEF). Com 30 equipes representando todos os centros da UEPB, os jogos proporcionaram integração estudantil através da promoção de atividades voltadas à saúde.

O reitor da UEPB, professor Rangel Junior, parabenizou a Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL) pela organização dos Jogos Universitários da Instituição e valorizou o papel de todos os envolvidos. Segundo ele, a participação de todos os centros foi muito importante para que, além do fortalecimento da atividade esportiva praticada dentro da Universidade, os jogos possibilitassem uma integração maior entre os estudantes. “Nosso propósito é fortalecer e promover a atividade esportiva como um instrumento de melhoria da saúde, condições de vida, lazer e ainda um instrumento de integração entre os estudantes”, afirmou.

Rangel ainda apontou que, a partir de atividades desse gênero, a UEPB dará continuidade no processo de observação e apoio aos estudantes com aptidões esportivas com foco na participação da Instituição em competições regionais e nacionais. “Com esses jogos nós continuamos a observar e identificar o potencial esportivo dos jovens atletas para que eles possam representar a UEPB nos jogos universitários regionais e nacional. Vamos fazer esse mapeamento, criar condições para organização e triagem, para que as equipes sejam montadas e a UEPB seja bem representada”, destacou o reitor.

Segundo o coordenador de Esporte e Lazer da UEPB, professor Eugênio Moura, a avaliação dessa edição foi bastante positiva pelos resultados de integração e socialização que todos os alunos proporcionaram. Ele ainda confirmou a iniciativa de montar equipes e preparar atletas individuais para participarem dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). “Recebemos delegações de todos os câmpus. Isso mostra que a UEPB, como um todo, tem condições de desenvolver atividades esportivas de excelência, além de cumprir sua missão de integrar e socializar seus estudantes”, disse professor Eugênio.

 

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Givaldo Cavalcanti e Tatiana Brandão

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

As atividades esportivas continuam dando bons resultados para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No último final de semana, o estudante Elcides Batista do Nascimento, do Curso de Odontologia do Câmpus de Araruna, conquistou o primeiro lugar no Campeonato Internacional Pro de Jiu-Jitsu, na categoria até 77 Kg – Faixa Azul. A competição foi realizada em João Pessoa, capital paraibana.

Elcides é faixa preta de judô e azul de jiu-jitsu e intercala os treinos com os estudos. Ele relata que foi difícil se preparar devido ao fim do período letivo, o que gera muitas atividades acadêmicas, mas treinou bastante e conseguiu esta importante conquista.

Para o professor Eugênio Eloi, coordenador de Esporte e Lazer da UEPB, o resultado de Elcides demonstra o excelente nível dos alunos/atletas da Instituição e reforça a importância das atividades desportivas ofertadas na Universidade Estadual, que possibilita também a realização de sonhos com conquistas em outras áreas, além do curso de graduação.

Fonte: UEPB.EDU.BR

Este slideshow necessita de JavaScript.

A equipe de futsal feminino da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi a grande campeã da XVII Olimpíada Rainha da Borborema, realizada no último domingo (27), na Vila Olímpica Plínio Lemos, localizado no bairro José Pinheiro, em Campina Grande. As atletas foram campeãs invictas da competição. Elas entraram em quadra com a vantagem de jogar pelo empate, conseguindo a vitória por 4 x 2 de virada contra o time Paraíba Futebol Clube.

O treinador Rodolfo Lucena comemorou o resultado com suas atletas. “Sinto-me lisonjeado em estar a frente de uma equipe representando a UEPB. Realmente fiquei muito feliz com o resultado, pois sei que dentro de quadra, em todos os jogos, os desafios foram enormes, mas a união da comissão técnica e das atletas prevaleceu para nosso sucesso na competição”, destacou.

As jogadoras de futsal da UEPB treinam todas as terças e quintas, no Ginásio de Esportes do Departamento de Educação Física, no Câmpus de Bodocongó. Quem quiser fazer parte da equipe de futsal feminino da Instituição deve fazer sua inscrição na Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), localizada no Térreo do Prédio Administrativo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3450.

 

Texto: Larissa Santana

Fonte: http://www.uepb.edu.br/equipe-de-futsal-feminino-da-uepb-e-campea-invicta-da-17a-olimpiada-rainha-da-borborema/

Na quadra, no campo e na pista, durante três dias do mês de setembro o sonho de colocar a medalha no peito e subir no lugar mais alto do pódio moverá mais de 5 mil atletas dos oito câmpus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que, através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), realizará a edição 2017 dos Jogos Universitários da Instituição.

Realizado em formato inédito, os jogos deste ano acontecem entre os dias 27 e 29 de setembro e serão divididos em duas etapas, mobilizando a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), os Centros de Ensino e Departamentos, Centros Acadêmicos e toda comunidade discente. A edição 2017 dos jogos contarão com oito modalidades disputadas de forma individual e coletiva, no masculino e feminino.

Na parte individual, os atletas buscarão medalhas nas categorias Atletismo, Judô, Natação e Xadrez. No coletivo, disputarão os jogos as equipes de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol. No total, 30 equipes representando todos os Centros da UEPB irão participar dos jogos, sendo 15 equipes masculinas e 15 femininas.

As inscrições para os jogos estão sendo realizadas até o dia 4 de setembro, na PROEST, localizada no Térreo do Prédio Administrativo, no Câmpus de Bodocongó. Não haverá limites de inscrição para os atletas que pretendem competir de forma individual. As competições individuais serão disputadas uma semana antes dos jogos coletivos. A primeira etapa dos jogos será realizada pelos Centros Acadêmicos (CAs) em conjunto com os interessados dos diversos cursos, que irão escolher seus representantes de cada modalidade para a segunda etapa. As competições da etapa final serão disputadas no Ginásio de Esportes do Departamento de Educação Física (DEF) da UEPB, no Ginásio de Esportes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e no Ginásio O Meninão, no bairro do Centenário.

Segundo o coordenador de Esporte e Lazer da UEPB, professor Eugênio Moura, com essa iniciativa a Universidade pretende montar equipes e atletas individuais que serão selecionados para participarem dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A intenção da COEL é realizar os Jogos Universitários a cada dois anos, com a finalidade de fomentar a prática desportiva como instrumento indispensável para a formação do indivíduo.

Outras informações sobre a competição podem ser obtidas no site http://coordenadorias.uepb.edu.br/coel/, pelo Facebook www.facebook.com/coel.uepb.17, pelo Instagram @coeluepb ou pelos telefones (83) 3315-3328 / 3450. Confira o regulamento completo da competição clicando AQUI.

 

Texto: Severino Lopes

Este slideshow necessita de JavaScript.

O que a princípio era um projeto de extensão com a modesta pretensão de fazer alguns servidores sedentários voltarem a se movimentar e praticarem um esporte, chegou recentemente a uma conquista inesperada. No último dia 19 de agosto, a equipe de basquetebol da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi classificada para a final do Paraibano Master de Basquetebol, ao vencer a equipe A do Clube Cabo Branco Master, em um jogo realizado no Ginásio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa.

A final será disputada contra a equipe B do Clube Cabo Branco Master, no próximo sábado (26), às 14h30, no Ginásio de Esportes do Colégio Colibri/Athenas, bairro de Manaíra, em João Pessoa. A competição ocorre em forma de “Play Off”, com três jogos. A segunda partida ocorrerá no dia 31 de agosto, às 20h, no Ginásio do IFPB, e caso se classifique para a terceira partida, ela será no sábado, 2 de setembro, às 14h, no Ginásio do Colégio Colibri/Athenas.

Segundo o professor Josenaldo Lopes Dias, responsável pelos treinos, há muitos professores e servidores envolvidos no projeto, a exemplo do professor José Pereira, pró-reitor de Extensão; Ricardo Soares, chefe de Gabinete da Reitoria, e ainda Arcanjo Cavalcante, técnico administrativo do Câmpus de Monteiro.

A equipe é fruto do projeto de extensão “Basquetebol em prol da melhoria da qualidade de vida do servidor da UEPB”, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e que funciona todas as terças e quintas-feiras, das 18h às 20h, no Ginásio do Departamento de Educação Física (DEF), com o apoio da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL) da UEPB.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Judô brilha na Olimpíada Rainha da Borborema

A equipe de Judô da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) também obteve importante conquista. Composta por oito atletas, ela ficou com o 3º lugar na classificação geral da Olimpíada Rainha da Borborema, que aconteceu no sábado (19), na Arena Motiva, em Campina Grande. Quatro atletas subiram no podium, sendo três conquistando o 1º lugar e um o 3º lugar, nas distintas modalidades.

Os medalhistas foram Ricardo Ferreira, na categoria pesado, (aluno do 6º período do PARFOR); André Carvalho, na categoria meio médio (aluno do 4º período do curso de Engenharia Ambiental); e Mayara Marta, na categoria leve (aluna do Bacharelado em Educação Física). O quarto atleta premiado foi Ívano Taylor, aluno do 1º período do curso de Educação Física. O técnico da equipe é o professor Ado Marcelo.

O projeto de extensão de Judô do Departamento de Educação Física (DEF) da UEPB é vinculado à Coordenadoria de Esporte e Lazer (Coel) da Instituição e tem como docente do componente curricular Judô, o professor Edjailson Coutinho, que também é presidente da Federação Paraibana de Judô.

 

Texto: Giuliana Rodrigues
Fotos: Divulgação

Na quadra, no campo e na pista, durante três dias do mês de setembro o sonho de colocar a medalha no peito e subir no lugar mais alto do pódio moverá mais de 5 mil atletas dos oito campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que, através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), realizará a edição 2017 dos Jogos Universitários da Instituição.

Realizado em formato inédito, os jogos deste ano acontecem entre os dias 27 e 29 de setembro e serão divididos em duas etapas, mobilizando a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), os Centros de Ensino e Departamentos, Centros Acadêmicos e toda comunidade discente. A edição 2017 dos jogos contarão com oito modalidades disputadas de forma individual e coletiva, no masculino e feminino.

Na parte individual, os atletas buscarão medalhas nas categorias Atletismo, Judô, Natação e Xadrez. No coletivo, disputarão os jogos as equipes de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol. No total, 30 equipes representando todos os Centros da UEPB irão participar dos jogos, sendo 15 equipes masculinas e 15 femininas.

As inscrições para os jogos estão sendo realizadas até o dia 25 de agosto, na PROEST, localizada no Térreo do Prédio Administrativo, no Câmpus de Bodocongó. Não haverá limites de inscrição para os atletas que pretendem competir de forma individual. As competições individuais serão disputadas uma semana antes dos jogos coletivos. As competições da etapa final serão disputadas no Ginásio de Esportes do Departamento de Educação Física (DEF) da UEPB, no Ginásio de Esportes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e no Ginásio O Meninão, no bairro do Centenário.

Segundo o coordenador de Esporte e Lazer da UEPB, professor Eugênio Moura, com essa iniciativa a Universidade pretende montar equipes e atletas individuais que serão selecionados para participarem dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A intenção da COEL é realizar os Jogos Universitários a cada dois anos, com a finalidade de fomentar a prática desportiva como instrumento indispensável para a formação do indivíduo.

Outras informações sobre a competição podem ser obtidas no site http://coordenadorias.uepb.edu.br/coel/, pelo Facebook www.facebook.com/coel.uepb.17, pelo Instagram @coeluepb ou pelos telefones (83) 3315-3328 / 3450.

Texto: Severino Lopes

Pelo segundo ano consecutivo a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), realizou em Campina Grande a Corrida de Rua “Educando para viver bem”. A edição 2017 aconteceu no último domingo (16) e reuniu mais de 800 atletas, entre estudantes, professores, técnicos administrativos da Instituição e corredores da comunidade em geral de diversas cidades do Estado.

A corrida, que teve um percurso de cinco quilômetros e duração de duas horas, contou com a participação de pessoas entre 15 e 60 anos. A corrida, que nasceu dentro das comemorações dos 50 anos da Instituição, este ano teve como objetivo incentivar a prática da caminhada e corrida de rua para a comunidade acadêmica e toda sociedade paraibana, além de promover a inclusão social.

Além de se consolidar como evento do calendário esportivo da UEPB, a prova também passou a fazer parte do calendário de corridas de rua da cidade, contando com a parceria da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), da Prefeitura de Campina Grande. A corrida teve como ponto de partida e chegada o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), às margens do Açude Velho.

Após percorrer ruas como Severino Cruz, Miguel Couto, Benjamim Constant, Avenida Canal, Otacílio Nepomuceno, Raimundo Nonato, Severino Bezerra Cabral e Praça José Américo, os vencedores cruzaram a linha de chegada e subiram ao pódio para receber os troféus e medalhas.

O professor Eugênio Moura, coordenador de Esporte e Lazer da UEPB e idealizador da corrida, disse que este ano o evento superou as expectativas. Segundo ele, o número de inscritos foi bem superior ao da edição anterior. Além disso, a corrida ganhou destaque pela participação de atletas de outras cidades da Paraíba. Ele também destacou a parceria da UEPB com a Prefeitura Municipal de Campina Grande como imprescindível para as corridas de rua e para o esporte em geral.

O secretário de Esportes da cidade, Teles Albuquerque, também destacou a forma como a corrida foi organizada e a parceria celebrada com a UEPB. “A prova da UEPB foi genial. Nós entramos como parceiros, com o Mexe Campina e com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), além de apoio logístico, e o resultado foi este: sucesso. Estamos adquirindo consciência para uma vida ativa, onde as pessoas estão buscando qualidade de vida através das corridas, trilhas, caminhadas e outros esportes”, comentou Teles.

Confira a classificação dos vencedores por categoria clicando AQUI.

 

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação