COEL

COEL

Coordenadoria de Esporte e Lazer

Apresentação

Sabemos que a prática do esporte e do lazer poderá proporcionar desafios na sua implementação e estruturação dos quais devemos ter ciência. Porém, a UEPB pode torna-se parceira em um pacto pelo esporte e lazer; onde devemos buscar neles os benefícios que este pode proporcionar para o ser humano, como indivíduo e como coletividade. Na esfera individual e das comunidades, por exemplo, o esporte pode promover solidariedade, auto-estima, respeito ao próximo, facilidade na comunicação, tolerância, sentido do coletivo, cooperação, disciplina, capacidade de liderança, respeito a regras, noções de trabalho em equipe, vida saudável, etc. Também pode auxiliar no combate a doenças oriundas do sedentarismo e hábitos de vida inadequados, evasão escolar, uso de drogas, criminalidade, entre outras. Destacamos, ainda, que de acordo com a Legislação Brasileira (1988), o esporte é um direito social do cidadão, podendo ser reconhecido por meio das dimensões de Educação, Participação e Rendimento. Logo, constitui fator de desenvolvimento humano, contribuindo na formação integral das pessoas e na melhoria da qualidade de vida da sociedade (Marcellino, 1996; Tubino, 2011).

Nesse sentido, a Universidade não pode deixar de estar atenta a essa importante manifestação cultural. O esporte está presente nas conversas dos alunos, nos bate-papos de professores, nas salas de aula e em diversos espaços acadêmicos. Seguramente, a Educação Física tem grande responsabilidade de abordar pedagogicamente este conteúdo/conhecimento, tematizando as diversas questões e polêmicas que o envolve. Mas, isso não pode se resumir ao seu espaço de atuação ou a uma prática descontextualizada. Por ser algo tão presente na sociedade cotidiana e que abarca tantos desejos, a Universidade como um todo – não apenas no âmbito de suas disciplinas, mas em todas as suas ações – deve estar pronta para tratar da importância da prática esportiva e de lazer em suas iniciativas de ações. Assim, a Coordenadoria de Esporte e Lazer em parceria com outras Pró-Reitoria e o Departamento de Educação Física  desenvolvem uma política de esporte e lazer voltada para a comunidade acadêmica, onde através da utilização dos espaços físicos da Instituição, recursos humanos e materiais, criação de campos de estágios curriculares nas diversas áreas, aliados aos projetos de pesquisa e/ou extensão, favorecendo, assim, o desenvolvimento das atividades propostas com compromisso, responsabilidade e acompanhamento da Coordenadoria de Esporte e Lazer, ressaltando, ainda, a importância de seguir o Calendário Acadêmico.

Contudo, ao implementar uma Política de Esporte e Lazer na UEPB para o corpo discente, esta deve se estruturar sobre metas (de curto, médio e longo prazo), princípios e em ações estratégicas com vistas a estabelecer prioridades em todo o planejamento e execução; promovendo o atendimento qualificado ao esporte e ao lazer no âmbito da Instituição, estimulando e possibilitando a realização de eventos esportivos e de lazer nos diversos Campi.

A Coordenadoria de Esporte e Lazer oportuniza a população docente e discente da UEPB uma prática de atividades esportivas e de lazer, e, e em conjunto com outras Pró-Reitoria são responsáveis pela idealização, planejamento, organização e realização de atividades, visando a manutenção e promoção da saúde  do aluno e  melhoria de qualidade de vida através de sua efetiva participação em eventos e ações, proporcionando momentos de lazer e bem estar.