COEL

COEL

Coordenadoria de Esporte e Lazer

4ª Corrida de Rua da UEPB adere a campanha de conscientização e será realizada no Dia Mundial Sem Carro

17 de julho de 2019
Compartilhe isso:

A quarta edição da “Corrida de Rua – Educando para viver bem” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promovida pela Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), será realizada no dia 22 de setembro, data que ficou conhecida pelo “Dia Mundial Sem Carro”, atividade em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades. A adesão da corrida à campanha é uma oportunidade para as pessoas vivenciarem uma experiência voltada à promoção da saúde, bem como expressarem sua consciência ao incentivo do uso do transporte público ou meios de locomoção como bicicletas, patins, skate e outros equipamentos de mobilidade.

Neste ano, a corrida também apresentará outra novidade. Ao contrário dos anos anteriores, onde o local da partida e chegada dos corredores era o Museu de Arte Contemporânea (MAC), localizado no bairro do Catolé, desta vez a concentração, atividades de aquecimento, início e final das provas, além da premiação dos participantes será realizada no Centro da cidade. Com isso, os percursos de 3km e 5km se desenvolverão através das principais ruas e avenidas da localidade, como a Floriano Peixoto, Manoel Tavares, Janúncio Ferreira, Tavares Cavalcante, Barão do Abiaí, entre outras. A largada e chegada será na Praça da Bandeira.

Para o coordenador de Esportes e Lazer da UEPB, professor Eugênio Elói, a escolha de temas importantes a cada ano significa o coroamento das atividades que são desenvolvidas ao longo dos anos. Além da oportunidade de promoção da saúde através da corrida de rua, os participantes poderão usufruir de atividades de lazer, como ciclismo, rapel, parkour, skate, slackline, danças (Aeróbica, Zumba e outras), capoeira, Muay Thai, Judô, Kendo e também os serviços do programa UEPB Itinerante, que realiza as medidas de Índice de Massa Corporal (IMC), verifica pressão arterial e faz exame de glicemia. Também será montado um palco que terá a participação de bandas e DJs que animarão a festa.

A corrida será disputada em cinco modalidades, sendo elas: professores, técnicos administrativos e alunos, comunidade em geral, cadeirantes e pessoas com necessidades especiais. As inscrições serão realizadas a partir do mês de agosto, de forma on-line e a comunidade universitária poderá fazê-la gratuitamente, através do site da Universidade, no link https://cpcon.uepb.edu.br/forms/. Já a população em geral poderá efetivar a inscrição no site Contra Relógio (https://www.contraorelogio.com.br/). Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e os demais receberão medalhas de participação.

Para a realização desta iniciativa, a COEL conta com parcerias firmadas com a Associação dos Corredores de Rua de Campina Grande (ASCORC), além dos apoios logístico e operacional da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), Corpo de Bombeiros, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), CPTran, Polícia Militar, Polícia Civil, entre outros.

Texto: Givaldo Cavalcanti