UEPB promove saúde e educação em Corrida de Rua com participação de centenas de competidores

28 de agosto de 2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Superou as expectativas a 3ª edição da Corrida de Rua da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) “Educando Para Viver Bem”, realizada na manhã do domingo (26), em Campina Grande. O evento, promovido Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), através da Coordenação de Esportes e Lazer (COEL) e em parceria com a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura de Campina Grande, contou com mais de 800 participantes entre técnicos, professores e estudantes da Instituição, além da comunidade em geral, representada por corredores de estados vizinhos e de várias cidades paraibanas.

Os atletas disputaram troféus e medalhas em 13 categorias. Os três primeiros vencedores de cada categoria ganharam troféus, enquanto os demais atletas ganharam medalhas de participação. A atividade, que já faz parte do calendário de corridas de rua da cidade, teve percursos de três e de cinco quilômetros. Um dos destaques deste ano foi a caminhada para os idosos que integram dois projetos de extensão da Instituição: o Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) e o Viva a Velhice com Plenitude. Os filhos dos servidores também acompanharam os pais, abrilhantando ainda mais a atividade esportiva.

A largada e chegada da Corrida aconteceu no Museu de Arte Contemporânea (MAC), localizado no bairro do Catolé. O percurso passou por ruas como Severino Cruz, Miguel Couto, Benjamim Constant, Avenida Canal, Otacílio Nepomuceno, Raimundo Nonato, Severino Bezerra Cabral, Praça José Américo e Avenida Canal.

Coordenador de Esportes e Lazer da UEPB e um dos idealizadores da corrida, professor Eugênio Moura disse que este ano o evento cresceu devido a participação efetiva da comunidade universitária. No total, 68 técnicos administrativos, 48 professores e mais de 250 estudantes largaram e completaram todo o percurso. “O que nós presenciamos é que a comunidade universitária participou bastante da corrida. No ano passado se inscreveram 23 técnicos administrativos, 13 professores e 132 alunos. Esse aumento foi muito positivo”, disse.

Eugênio Moura ainda destacou que a cidade de Campina Grande aceitou esta modalidade esportiva de forma espetacular. Ele enfatizou o sucesso da Corrida de Rua da UEPB, o empenho dos parceiros do evento e, sobretudo, da Reitoria, que mesmo com todas as dificuldades não mediu esforços para a realização da prova.

O reitor da UEPB, professor Rangel Junior, apontou que a corrida promovida pela Universidade é voltada para uma proposta educativa e que trabalha nas pessoas a questão da atividade física para a saúde. Rangel lembrou que a competição já faz parte do calendário esportivo de Campina Grande e da Paraíba e que, em breve, se tornará parte do calendário nacional, dada a importância que vem alcançando a cada edição.

A pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento, também destacou a importância da corrida e ressaltou o esforço da UEPB em incentivar a prática de esportes como promoção da educação e da saúde. Após completarem todo o percurso e cruzarem a linha de chegada, os três primeiros colocados de cada categoria subiram ao pódio para receberem seus respectivos troféus. Os demais participantes receberam suas medalhas logo ao completar a prova. Todos os corredores podem conferir seu desempenho acessando o site https://contraorelogio.com.br/.

Confira os atletas que subiram no pódio por categoria:

Masculino Professor (Corrida 5KM)

1º lugar – Ricardo Ferreira Dantas
2º lugar – Eduardo Ribeiro Dantas
3º lugar – Alberto Soares de Melo

Feminino Professor (Corrida 5KM)

1º lugar – Rochane Vilarim de Almeida,
2º lugar Maria Isabelle Silva
3º lugar – Divanilda Maia Esteves

Masculino – Técnico Administrativo (Corrida 5KM)

1º lugar – Flaviano Aguiar Silva
2º lugar – Wanderley de Oliveira Lima
3º lugar – Ranney Harlin Henriques Tito

Masculino – Aluno (Corrida 5KM)

1º lugar – Gustavo Saraiva da Silva Malu
2º lugar – Ramon da Silva Albuquerque
3º lugar – Jorge Barros Santos Filho

Feminino – Aluno (Corrida 5KM)

1ºlugar – Letícia B. Azevedo
2º lugar – Maria Lúcia Januário
3º lugar – Luana Marinho Bernardino

Feminino – Comunidade (Corrida 5KM)

1º lugar Maria José Cristina Cavalcante Meira
2º lugar Lívia Jorge de Sousa]
3º lugar Roberta Maria Ricarte Sales

Masculino – Comunidade (Corrida 5KM)

1º lugar – Luiz Fernandes
2º lugar – Thales Rennier Cunha Martins
3º lugar – Luciano Araújo da Costa

Masculino – Especial (Corrida 5KM)

1º lugar – Osimael Palmeira Santos
2º lugar – José Alexandre Barbosa
3º lugar – Deocleciano Severino da Silva

Masculino – Cadeirante (Corrida 3KM)

1º lugar Charlles Juliann Lopes de Sousa
2º lugar – Fábio Andrade de Farias
3º lugar – Hemeson Teixeira Costa

Masculino – Comunidade (Corrida 3KM)

1º lugar – Leonildo Costa de Macedo Junior
2º lugar – Antônio Luiz de Sousa
3º lugar – Chisnaldo Breno Pereira

Feminino – Comunidade (Corrida 3KM)

1º lugar – Hozana Henrique de Sousa
2º lugar – Andreza de Lima Alves Macedo
3º lugar – Alessandra Macedo Freire Silva

Masculino – Idoso (Corrida 3KM)

1º lugar – José Grismino da Silva
2º lugar – Eduardo Nunes Valença
3º lugar – Mario Candido Lira

Feminino – Idoso (Corrida 3KM)

1º lugar – Hildete M Trindade
2º lugar – Sarah Freire Caporicci
3º lugar – Margareth Rose Freitos

Texto: Severino Lopes
Lopes: Ísis Coelho e Givaldo Cavalcanti