3ª Corrida de Rua da UEPB – Educando para viver bem será realizada no próximo domingo, 26 de agosto

21 de agosto de 2018

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), por meio da Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), realiza no próximo domingo (26), em Campina Grande, a terceira edição da Corrida de Rua – Educando para viver bem. A edição 2018 da corrida terá um percurso de cinco quilômetros, com duração máxima de duas horas, e contará com a participação de 800 atletas. A novidade é a inclusão de um passeio com percurso de três quilômetros, destinado a crianças e idosos, principalmente os matriculados na Universidade Aberta a Maturidade (UAMA).

O Museu de Arte Contemporânea (MAC), localizado no bairro do Catolé, será o ponto de largada e chegada da competição. O percurso passará por ruas como Severino Cruz, Miguel Couto, Benjamim Constant, Avenida Canal, Otacílio Nepomuceno, Raimundo Nonato, Severino Bezerra Cabral, Praça José Américo e Avenida Canal. Em sua terceira edição, a corrida será dividida em cinco modalidades, sendo elas professores, técnicos administrativos, estudantes da UEPB, comunidade em geral e pessoas com deficiência. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e os demais receberão medalhas de participação.

A entrega dos kits da corrida será feita nos dias 24 e 25 de agosto. No dia 24, os participantes receberão na COEL, localizada na Pró-Reitoria Estudantil, no prédio da Administração Central, no bairro de Bodocongó. Já no dia 25 a entrega será no Centro Artístico e Cultural (CAC) (antiga Faculdade de Administração), localizado na Rua Getúlio Vargas, Centro de Campina Grande. De acordo com o professor Eugênio Moura, coordenador de Esporte e Lazer da Instituição, a corrida, que nasceu dentro das comemorações dos 50 anos da Instituição, tem como objetivo incentivar a prática do esporte em Campina Grande, incentivando principalmente a comunidade universitária a cultivar o hábito pelos esportes de rua.

A corrida de rua é umas das modalidades do Atletismo mais praticadas no mundo. Além de ser base para todos os outros esportes, ainda promove qualidade de vida e estimula uma gama de benefícios aos praticantes, tais como melhora da autoestima, bem-estar físico e mental, perda de vícios (alcoolismo e tabagismo), condicionamento físico, perda de peso e ainda a ausência dos males acarretados pelo sedentarismo. “O objetivo central é promover anualmente uma campanha contra o sedentarismo e os males das doenças degenerativas, sendo esta parte integrante das políticas públicas de Esporte e Lazer da UEPB”, destacou Eugênio.

Para a realização deste projeto, a COEL conta com parcerias firmadas com a Associação dos Corredores de Rua de Campina Grande (ASCORC), além dos apoios logístico e operacional da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), Corpo de Bombeiros, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), CPTran, Polícia Milita, Polícia Civil, entre outros parceiros. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3450.

 

Texto: Severino Lopes