Pró-Reitoria Estudantil promove curso de musculação para estudantes de Educação Física

26 de março de 2018

A Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), realizou o 2º Curso de Musculação Básica Nível 1 para estudantes do curso de Educação Física da Instituição. No total, 36 alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura participaram da atividade, que foi ministrada pelo professor Rodrigo de Lima.

Com 8 horas de carga horária, o curso, dividido nas partes teóricas e práticas, foi realizado na Academia de Musculação do Departamento de Educação Física (DEF), no Câmpus de Bodocongó. A abertura aconteceu na quinta-feira (22), onde foi ministrada a parte teórica. Na ocasião, esteve presente a pró-reitora Estudantil, Núbia Nascimento, que deu as boas vindas aos estudantes e destacou a importância da iniciativa para os futuros profissionais da área.

Os trabalhos foram retomados na manhã da sexta-feira (23), quando o instrutor Rodrigo de Lima utilizou os equipamentos da academia para aplicar o conteúdo de forma prática como a “avaliação física de musculatura”, “tipos de aluno”, “tipo de sobrecarga”, “análise de exercício muscular”, “tipos de fibra muscular” e “estimulação certa para cada fibra muscular”. O professor também deu dicas de como usar corretamente os aparelhos da academia para evitar acidentes e problemas na coluna. A postura correta em cada exercício, segundo ele, é fundamental para o êxito das atividades musculares.

Wagner Cardoso é estudante do 2º período do Bacharelado em Educação Física, enquanto Matheus Arruda é aluno do 6º período da Licenciatura do mesmo curso. Os dois avaliaram como de fundamental importância o curso para o futuro profissional de todos os estudantes. “São orientações importantes que certamente usaremos no futuro profissional”, destacou Wagner.

O coordenador de Esportes e Lazer da UEPB, professor José Eugênio Eloi, destacou que o objetivo do curso foi capacitar os estudantes de Educação Física, deixando-os aptos para participarem de futuros projetos de extensão desenvolvidos pela COEL. Com estes cursos, a Coordenadoria atende uma demanda e deixa um grupo preparado para concorrer a futuras vagas nos projetos de Extensão. O Curso de Musculação Básica é dividido nos módulos, 1, 2 e 3. Os dois outros módulos serão aplicados ainda neste semestre. Ao final de cada módulo, os participantes terão direito a certificado emitidos pela PROEST.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Isabelle Nunes (Estagiária)