Jogos Universitários são encerrados com integração estudantil e promoção de atividades voltadas à saúde

5 de outubro de 2017

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foram quatro dias de disputas, adrenalina, dedicação, superação individual e coletiva de centenas de alunos que participaram da edição 2017 dos Jogos Universitários da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Iniciado na última sexta-feira (22), as competições ainda foram realizadas na quarta (27), quinta (28) e nesta sexta-feira (29), nas categorias Atletismo, Judô, Natação, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol, nas dependências do Departamento de Educação Física (DEF). Com 30 equipes representando todos os centros da UEPB, os jogos proporcionaram integração estudantil através da promoção de atividades voltadas à saúde.

O reitor da UEPB, professor Rangel Junior, parabenizou a Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL) pela organização dos Jogos Universitários da Instituição e valorizou o papel de todos os envolvidos. Segundo ele, a participação de todos os centros foi muito importante para que, além do fortalecimento da atividade esportiva praticada dentro da Universidade, os jogos possibilitassem uma integração maior entre os estudantes. “Nosso propósito é fortalecer e promover a atividade esportiva como um instrumento de melhoria da saúde, condições de vida, lazer e ainda um instrumento de integração entre os estudantes”, afirmou.

Rangel ainda apontou que, a partir de atividades desse gênero, a UEPB dará continuidade no processo de observação e apoio aos estudantes com aptidões esportivas com foco na participação da Instituição em competições regionais e nacionais. “Com esses jogos nós continuamos a observar e identificar o potencial esportivo dos jovens atletas para que eles possam representar a UEPB nos jogos universitários regionais e nacional. Vamos fazer esse mapeamento, criar condições para organização e triagem, para que as equipes sejam montadas e a UEPB seja bem representada”, destacou o reitor.

Segundo o coordenador de Esporte e Lazer da UEPB, professor Eugênio Moura, a avaliação dessa edição foi bastante positiva pelos resultados de integração e socialização que todos os alunos proporcionaram. Ele ainda confirmou a iniciativa de montar equipes e preparar atletas individuais para participarem dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). “Recebemos delegações de todos os câmpus. Isso mostra que a UEPB, como um todo, tem condições de desenvolver atividades esportivas de excelência, além de cumprir sua missão de integrar e socializar seus estudantes”, disse professor Eugênio.

 

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Givaldo Cavalcanti e Tatiana Brandão