Equipe da Universidade Estadual se classifica para final do Campeonato Paraibano Master de Basquetebol

25 de agosto de 2017

O que a princípio era um projeto de extensão com a modesta pretensão de fazer alguns servidores sedentários voltarem a se movimentar e praticarem um esporte, chegou recentemente a uma conquista inesperada. No último dia 19 de agosto, a equipe de basquetebol da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi classificada para a final do Paraibano Master de Basquetebol, ao vencer a equipe A do Clube Cabo Branco Master, em um jogo realizado no Ginásio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa.

A final será disputada contra a equipe B do Clube Cabo Branco Master, no próximo sábado (26), às 14h30, no Ginásio de Esportes do Colégio Colibri/Athenas, bairro de Manaíra, em João Pessoa. A competição ocorre em forma de “Play Off”, com três jogos. A segunda partida ocorrerá no dia 31 de agosto, às 20h, no Ginásio do IFPB, e caso se classifique para a terceira partida, ela será no sábado, 2 de setembro, às 14h, no Ginásio do Colégio Colibri/Athenas.

Segundo o professor Josenaldo Lopes Dias, responsável pelos treinos, há muitos professores e servidores envolvidos no projeto, a exemplo do professor José Pereira, pró-reitor de Extensão; Ricardo Soares, chefe de Gabinete da Reitoria, e ainda Arcanjo Cavalcante, técnico administrativo do Câmpus de Monteiro.

A equipe é fruto do projeto de extensão “Basquetebol em prol da melhoria da qualidade de vida do servidor da UEPB”, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e que funciona todas as terças e quintas-feiras, das 18h às 20h, no Ginásio do Departamento de Educação Física (DEF), com o apoio da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL) da UEPB.

Judô brilha na Olimpíada Rainha da Borborema

A equipe de Judô da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) também obteve importante conquista. Composta por oito atletas, ela ficou com o 3º lugar na classificação geral da Olimpíada Rainha da Borborema, que aconteceu no sábado (19), na Arena Motiva, em Campina Grande. Quatro atletas subiram no podium, sendo três conquistando o 1º lugar e um o 3º lugar, nas distintas modalidades.

Os medalhistas foram Ricardo Ferreira, na categoria pesado, (aluno do 6º período do PARFOR); André Carvalho, na categoria meio médio (aluno do 4º período do curso de Engenharia Ambiental); e Mayara Marta, na categoria leve (aluna do Bacharelado em Educação Física). O quarto atleta premiado foi Ívano Taylor, aluno do 1º período do curso de Educação Física. O técnico da equipe é o professor Ado Marcelo.

O projeto de extensão de Judô do Departamento de Educação Física (DEF) da UEPB é vinculado à Coordenadoria de Esporte e Lazer (Coel) da Instituição e tem como docente do componente curricular Judô, o professor Edjailson Coutinho, que também é presidente da Federação Paraibana de Judô.

Texto: Giuliana Rodrigues
Fotos: Divulgação