Mestre japonês visita a Universidade Estadual da Paraíba para difundir e estimular prática do Kendô

12 de julho de 2017

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) e da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), está recebendo esta semana a visita do mestre japonês Kensuke Asaki, que está no Brasil a convite da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para aprimorar e difundir a prática do kendô no país.

Ele veio a UEPB para conhecer a turma do curso de kendô em atividade na Instituição e incentivar a prática desse esporte por parte dos alunos. Kensuke Asaki está ministrando até esta quarta-feira (12) um treinamento para os alunos de kendô da UEPB, no Ginásio do Departamento de Educação Física (DEF), no Câmpus de Bodocongó, no turno da noite.

Aproveitando a sua passagem pela UEPB, o mestre japonês visitou na manhã desta terça-feira (11) a CoRI, onde foi recebido pela professora Cezilene Morais. No encontro, que também foi acompanhado pelo professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e aluno de kendô, Daniel Scherer; pelo coordenador de Esporte e Lazer, Eugênio Moura; e pelo professor Márcio Medeiros, instrutor responsável pelo projeto de extensão em Kendô em João Pessoa, o mestre Kensuke manifestou o interesse em desenvolver um trabalho mais intenso na Universidade.

Ficou estabelecido que, futuramente, a UEPB poderá firmar parceria através da JICA, para aproveitar a vasta experiência do mestre Kensuke na área de Educação. Após a visita na CoRI, Kensuke Asaki visitou a Reitoria, onde foi recebido pelo reitor em exercício, professor Flávio Romero Guimarães, que deu as boas vindas ao mestre japonês e reiterou que a UEPB está aberta para ampliar todas as parcerias.

De acordo com o professor Eugênio Moura, a presença do mestre japonês serve como estímulo para a prática de kendô na Instituição. Eugênio considera rica a possibilidade do contato dos alunos com um mestre do país berço da prática desse tipo de esporte. O kendô é um dos esportes desenvolvidos pela COEL como fruto de um projeto de extensão coordenado pela servidora técnico administrativa Irenilda Medeiros. As aulas ministradas para mais de 10 alunos acontecem duas vezes por semana, no Ginásio de Esportes do DEF.

Com a graduação de 7º Dan, o mestre Kensuke Asaki presta serviço como voluntário da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que é um órgão de cooperação internacional para compartilhamento de conhecimentos e experiências entre o povo japonês e os países em desenvolvimento, na construção de um mundo mais pacífico e próspero. Considerado o “caminho da espada”, o kendô é a arte da esgrima japonesa que concentra em si a disciplina, o respeito ao próximo e o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Foi desenvolvido para o autoaperfeiçoamento e não para a autodefesa.

Texto: Severino Lopes
Fotos: J.Cesar